Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
30-07-2010 12:24

Huambo
Empresários chamados a investirem no ramo das tecnologias de informação

Huambo - A vice-governadora para a organização e serviços técnicos do Huambo, Loty Nolika, apelou hoje, nesta cidade, aos empresários nacionais e estrangeiros no sentido de investirem no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), visando a sua expansão a todos os municípios da província.
 
Discursando no acto de abertura das 10ºs jornadas da função pública, Loty Nolika afirmou que um dos desafios assumidos pelo executivo local no âmbito da governação electrónica tem haver com a disseminação dos serviços de Internet nos municípios do interior da província, incluindo as suas respectivas comunas.
 
Reconheceu que apesar de todos os sectores públicos da província possuírem Internet, porém, ainda não prestam serviços, recorrendo-se a esta ferramenta, pelo que constitui um grande desafio para a administração pública local tendo em vista a sua modernização e desburocratização.
 
Para a vice-governadora do Huambo, as tecnologias de informação e comunicação oferecem ao Estado, na sua relação com a sociedade, uma infra-estrutura para divulgar informações, mecanismos e acções a partir de portais ou sites, acções que, no seu entender, têm alterado aparentemente a relação Estado/Sociedade.
 
Explicou que a governação electrónica baseia-se na disponibilização das informações, actividades e acções do governo, para permitir que o cidadão acompanhe a implementação de políticas públicas e controle das actividades do Estado, além de disponibilizar serviços de maneira mais rápida e eficiente.
 
"Preocupa ao governo da província os custos destes serviços, bem como alguma lentidão na utilização dos mesmos, pelo que é urgente entrarem mais empresas neste negócio de forma a torna-lo mais competitivo e atraente", salientou.
 
Loty Nolika defendeu também a necessidade de os sectores públicos da província fazerem recurso ao uso das TIC para se combater o excesso de burocracia e formalismos visando prestar um melhor serviço aos cidadãos e granjear no seio dos mesmos uma imagem de respeito e credibilidade.
 
Disse também que com a conclusão das obras de colocação da fibra óptica, o número de usuários das tecnologias de informação e comunicação vai aumentar consideravelmente ao nível desta província.
 
Frisou que o facto do governo local possuir um portal onde são concentradas todas informações de maior interesse público, demonstra a importância que o executivo atribui as TIC no processo da governação electrónica.





 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
17:53 - Serviço roaming da Unitel chega a seis novos países
15:13 - Infrasat aponta reactivação de telecentros como meta para 2012
12:50 - Angola prossegue participação na Conferência de Radiocomunicações
12:25 - Defendida massificação do uso de tecnologias de energia renovável
15:54 - Cooperação entre Cinfotec e empresas no âmbito formativo é salutar
14:52 - Novos cursos no Cinfotec proporcionam certificação internacional
14:40 - UAN e a organização DHI assinam memorando de entendimento
13:45 - Cinfotec recebe certificação de multinacionais
10:17 - Cinfotec com novos cursos para o ano lectivo 2012
14:48 - Cinfotec prevê formar mais de dois mil técnicos em 2012
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.