Luanda - O Ministério do Ambiente vai criar novas áres de conservação naturais nas províncias do Huambo, Uíge, Huíla, Lunda
Norte e Kwanza Norte, para aumentar de 6.6 para 15 porcento as reservas ao nível do território nacional.
De acordo com o chefe de departamento das áreas de conservação nacional do Ministério do Ambiente, Joaquim Lorenço Manuel, estão a ser feito estudos para a concretização desta iniciativa, no quadro dos compromissos assumidos internacionalmente.
Falando nas 1ª s Jornadas técnicas sobre parques nacionais e áreas de conservação, Joaquim António disse que se pretende também inclui, nestas novas áreas, todos biomas dispersos ao nível do território nacional.
O governo, através do Ministério do Ambiente e seus parceiros, estão de igual modo a trabalhar na possibilidade da reabilitação das reservas do Luando (Malanje), Namibe e Mavinga, esta última no Kuando Kubango, entre outros projectos.
Em Angola são controladas 13 áreas de conservação, caracterizadas por parques nacionais, reservas naturais integrais e especiais, num total de 6 .6 porcento em todo o território.
As 1ªs jornada técnicas sobre os parques nacionais decorrem de 2 a 3 deste mês, na Escola Nacional de Administração Pública, em Luanda, e conta com a participação de várias entidades nacionais e estrangeiras.