N'Djamena, - Os ex-presidentes burundês, nigeriano e sul-africano, Pierre Buyoya, Abdusalamai Abubakar e Thabo Mbeki respectivamente, começaram hoje (quarta-feira) em N'Djamena vários encontros no quadro de uma mediação da União africana (UA) sobre Darfur (oeste do Sudão), em guerra, soube-se de fonte oficial.
Os três antigos presidentes desde terça-feira em N'Djamena foram recebidos pelo Primeiro ministro tchadiano, Youssouf Saleh Abbas, de acordo com um comunicado do seu gabinete.
"Seguimos com interesse as explicações dos três antigos chefes de Estado através do relatório sobre a crise no Sudão cujas consequências são ressentidas no Tchad ", declarou o Primeiro ministro, citado ela rádio nacional, assegurandop que N'Djamena está disposta a apoiar a comunidade internacional e a encontrar uma solução definitiva.
Segundo programa , o trio dos ex-chefes de Estado vai manter encontros com a sociedade civil e diplomatas acreditados no Tchad. "A missão apresentará em seguida um relatório mencionando as recomendações aos chefes de Estado africanos à cimeirada UA em Julho".
Antes do Tchad , a deolegação conduzida por Thabo Mbeki deslocou-se ao Sudão, Líbia e Egipto para recolher os pontos de vistas das partes interessadas pelo dossier da paz no Darfur.
O Sudão e o Tchad manmtêm relações tumultuosas, cada país acusando o outro de apoiar os movimentos de rebelião junto dos seu vizinho. Várias centenas de sudaneses fugiram a guerra em Darfur e refugiraram-se nos campos no este do Tchad, que albergam também deslocados tchadianos e refugiados centro-africanos.