Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
21-04-2009 14:56

Somália/Malásia
BMI faz balanço analítico da pirataria na Somália

Kuala Lumpur  - Os ataques dos piratas na Somália multiplicaram-se no decurso do primeiro trimestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2008, indicou hoje (terça-feira), em Kuala Lumpur, o Bureau marítimo internacional(BMI).

 

Segundo o centro de vigilância dessa organização, os actos de piratariaatravés do mundo praticamente duplicaram-se no mesmo período, passando de 53 em2008, para 102, nos três primeiros meses de 2009.

 

" Esse aumento no primeiro trimestre de 2009, deve-se ao facto de se terem multiplicado os ataques ao largo do Golfo de Aden e a costa este da Somália", indicou o BMI, precisando que os ataques nessa zona passsaram de seispara 61, nesse período.

 

No total, foram atacados 34 navios, nove capturados e 29 atingidos por balas.Cerca de 178 marinheiros foram tomados como reféns, dois mortos e nove feridos. 

 

O BMI, saudou o papel preponderante desempenhado pelos navios militares que patrulham à zona e, considerou de "vital importância à continuação dessas operações", declarou Pottengal Mukundan, director do BMI, num comunicado.

 

O responsável do BMI dedicou igualmente uma atenção especial à Nigéria, outra "zona em grande risco", onde sete incidentes haviam sido registados durante o primeiro trimestre e onde 13 outros teriam sido produzidos, mas não confirmados.

 

O Balanço do BMI, foi tornado público numa altura em que um navio filipino, o Stolt Strength, com os seus 23 membros da tripulação, foi libertado pelos piratas somalis, cinco meses após à sua captura, indicou esta terça-feira, o responsável dum programa queniano de assistência aos marinheiros, Andrew Mwangura.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
18:02 - Registados novos confrontos entre estudantes e forças da ordem em Libreville
17:52 - Rei Mohammed VI em visita privada à França
17:49 - Governo vai garantir direitos do ex-PM se for extraditado
17:44 - Defesa de Bemba apresentará seus elementos de prova
17:15 - Obiang afasta responsáveis militares após formação de novo Governo
17:12 - PR inicia visita de quatro dias à África do Sul
17:04 - ONU, CPLP e outras organizações reunidos em Bissau
17:01 - Licenciados desempregados manifestam na sede do governo em Túnis
16:55 - Cinco chefes de Estados africanos acordam para controlar fluxos de armas
14:22 - Paris confirma presença do presidente maliano
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.