Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
14-07-2012 12:51

UA
Jean Ping afirma que a crise no Mali é uma das mais graves que atravessa a África

Addis Abeba - O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, estimou hoje (sábado), em Addis Abeba, que a crise actual no Mali, onde o norte passou sob controlo de grupos armados, essencialmente islamitas, é "uma das mais graves" que atravessa a África, noticiou à AFP. 


"Não há dúvidas que a situação no Mali é certamente uma das crises mais graves a qual está confrontada o continente", afirmou Jean Ping, na abertura duma reunião do Conselho de paz e segurança (CPS) da UA, consagrada a crise maliana e as tensões entre o Sudão e o Sudão do Sul.


"A sua persistência faz pesar um perigo sobre a viabilidade do Estado maliano, assim como a estabilidade e a segurança regional", acrescentou, na véspera da 19ª cimeira de chefes de Estado da UA, a decorrer domingo e segunda-feira, na capital etíope.


"Os princípios em causa, quer se tratam da preservação da unidade e integridade territorial do país, da rejeição do terrorismo e da recusa de mudanças anti-constitucionais de governo, são duma importância capital no continente", prosseguiu Ping.


O presidente da Comissão notou igualmente os progressos "lentos e inegáveis" na aplicação do "roteiro de paz" elaborado pela UA, para tentar encontrar uma solução as tensões persistentes entre o Sudão e o Sudão do Sul, desde a divisão do Sudão em Julho de 2011, que desembocaram entre Março e Maio, em  intensos combates ao longo da sua fronteira comum.   


"Noto com muita satisfação, a afirmação recente pelos dois países da sua vontade de regressar a um espírito de parceria nas suas negociações", com vista as suas "conclusões nos prazos prescritos", prosseguiu Ping. 






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
20:08 - Países lusófonos pedem apoio da FAO para estratégia de segurança alimentar
20:05 - Pirataria é uma ameaça tranversal a todos os estadosda CPLP-Ministro
19:43 - Governo poderá criar mais áreas protegidas para conservar biodiversidade
19:38 - ONU aprova extensão mandato
19:37 - PR empossa nova Comissão de Eleições apesar de boicote da oposição
18:20 - Escola Superior fechada a cadeado pelos alunos
16:13 - Morsi contesta e apela oposição à unidade
15:55 - Profissionais de saúde cumprem hoje terceiro dia de greve
15:52 - Moçambique reitera apoio a Ramos-Horta na "pacificação da Guiné-Bissau
15:05 - Atribuido dinheiro para recuperar escolas abandonadas no centro do país
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.