Cairo - O opositor egípcio e prémio Nobel da Paz em 2005, Mohammed El-Baradei apelou hoje (sexta-feira) ao Parlamento para eleger imediatamente um presidente interino depois formar uma comissão para redigir uma nova Constituição.
"Um presidente, cujos poderes seriam definidos pela nova Constituição deverá em seguida ser eleito, e um novo escrutínio legislativo realizado", defendeu.
Mohammed El-Baradei propôs hoje (sexta-feira) um novo rumo para o país, onde a insatisfação cresce perante os militares no poder desde a queda logo a um ano do presidente, Hosni Mubarak.
Os egípcios vão eleger a sua Assembleia do povo, enquanto que a segunda câmara parlamentar, a Choura (Senado consultivo) deve ser eleito a partir de Domingo, 29 de Janeiro.
Num comunicado na sua página de Facebook, El-Baradei estimou que a nova Constituição deveria "determinar o sistema político e garantir um Estado civil, e até mesmo os direitos e as liberdades".
O exército prometeu entregar o poder aos civis após as eleições presidenciais de Junho de 2012, mas numerosos egípcios o acusam de querer preservar os seus privilégios e continuar a influenciar a vida politica.
Mohamed El-Baradei havia anunciado a 14 de Janeiro que não seria candidato às presidenciais, estimando que o governo autoritário de Hosni Mubarak sempre esteve no local apesar da saída em Fevereiro de 2011.