Addis Abeba -A União Africana (UA) indicou cinco cientistas africanos para receber o prêmios de excelência, pelas suas realizações nos domínios da ciência, indicou hoje (quinta-feira) em Addis Abeba, um comunicado da organização continental, citado pela
Panapress.
Segundo à fonte, os cientistas escolhidos deverão receber os prêmios a 19 de Setembro próximo, na sede da Comissão da União Africana, em Addis Abeba, na Etiópia.
A cerimónia da entrega dos galardões às mulheres cientistas da União africana, vai coincidir com a jornada da UA, que se observa a cada 9 de Setembro, em todo o continente.
A comissão da UA está engajada no apoio à popularização da ciência e da tecnologia, após de os cidadãos africanos serem recompensados pelas suas realizações, nomeadamente nas iniciativas destinadas à transformação da investigação científica em desenvolvimento duradouro.
A Comissão da UA lançou o prestigioso programa de prêmios científicos em 2008, graças ao apoio dos parceiros ao desenvolvimento.
O programa é executado à nivel nacional por jovens investigadores, regional pelas mulheres cientistas e a nível continental está aberto a todos os cientistas.
O programa de prêmio regional está destinado a encorajar à participação das mulheres africanas no domínio da ciência.