Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
06-07-2010 12:31

Moçambique
Três empresas na corrida à terceira operadora móvel

Bandeira de Moçambique
Bandeira de Moçambique

 

   
Maputo - Três empresas concorreram à terceira operadora de telemóveis em Moçambique, uma delas a portuguesa PT, que passou à fase seguinte, de avaliação da proposta financeira. 
 


Apesar de 22 empresas terem comprado o caderno de encargos, apenas três concorreram: a TMM, da Portugal Telecom (PT), a Movitel e a UNI-Telecomunicações, um consórcio constituído pelas empresas UNITEL SA (angolana) e pela Energia Capital SA. As três estavam conforme o regulamento e passaram à fase seguinte.
 
   

Segundo Américo Muchanga, director geral do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, as propostas técnicas hoje conhecidas vão ser avaliadas nos próximos dois meses, se seguindo depois a abertura das propostas financeiras.
 
   

"Até final do ano vamos conhecer o terceiro operador", disse Américo Muchanga. 


 
Actualmente, Moçambique tem duas operadoras de rede móvel: a MCel, que é controlada pela empresa estatal Telecomunicações de Moçambique, com quatro milhões de clientes, e a Vodacom, consórcio moçambicano e sul-africano, com 47 porcento da quota do mercado. 
 
   

Há um ano, o Governo moçambicano autorizou a entrada de um terceiro operador de telefonia móvel para "responder à procura" dos clientes, sustentando que em Moçambique ainda "existem condições" para a entrada de um novo operador no crescente mercado. 


 
   
Segundo dados do INCM, instituição reguladora do sector, mais de 27 porcento da população moçambicana já tem telemóvel, mas o mercado está em fase de crescimento. 

 

 






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
8:51 - Arquipélago "ganha" mais 18 cidades com nova legislação
6:11 - Missão de estabilização não foi objetivo de visita ao Brasil
0:52 - Primeiro-ministro vai ao Vaticano convidar Bento XVI a visitar arquipélago e discutir a Concordata
19:09 - Greve na CVT com mais de 90% de adesão
17:47 - Novos autarcas tomam posse
17:21 - Repórteres Sem Fronteiras condenam morte de jornalista somalí
17:20 - Presidente queniano apoiado por homólogos africanos ao convidar líder sudanês
17:17 - UE financia Missão da UA na Somália
17:09 - UEMOA apoia vítimas de inundações no Benin
17:09 - Governo ameaça retirar-se de operações da ONU
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.