Maputo - A Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD) anunciou hoje(quinta-feira), em Maputo, um financiamento de 17,3 milhões de euros para aumentar a capacidade de crédito do Banco Comercial de Investimento (BCI), detido pela Caixa Geral de Depósitos.
Um acordo nesse sentido, rubricado entre o director da AFD, Bruno Leclerc, e o presidente da Comissão Executiva do BCI, Ibraimo Ibraimo, prevê que a Proparco, filial da instituição francesa, conceda um empréstimo de 16 milhões de euros para apoio institucional ao banco.
Ao abrigo de um seguro de risco de financiamento ao sector privado, denominado ARIZ, a AFD vai dar 1,6 milhões de euros para cobrir o empréstimo do BCI às Pequenas e Médias Empresas (PME) que recorrerem ao banco.
O director da AFD referiu que a primeira convenção é um acordo que "permitirá ao BCI aumentar a sua capacidade de crédito e apoiará o seu desenvolvimento a longo prazo", enquanto a segunda visa "garantir à altura de 50 porcento os créditos concedidos pelo BCI às PME".
No âmbito do memorando, o BCI irá cobrir metade do valor que as PME pedirem à instituição, enquanto a outra parte será assegurada pela AFD.
A verba hoje anunciada permitirá que as PME possam pedir empréstimos ao BCI, que variam entre 9,4 mil euros e 277 mil euros, num máximo de 1,6 milhões de euros.
O acordo "reforçará o compromisso do BCI de apoiar o desenvolvimento das PME em Moçambique graças a um acesso aos créditos bancários facilitado para aquelas empresas", disse Bruno Leclerc.
O presidente da Comissão Executiva do BCI garantiu que a instituição financeira fará "bom uso" da verba, "respeitando as práticas universais de boa gestão e transparência".
"Este apoio significa a confiança que as instituições depositam no BCI", pelo que "assumimos hoje publicamente fazer bom uso deste financiamento, respeitando as práticas universais de boa gestão e transparência", disse Ibraimo Ibraimo.
Dados da AFD, que iniciou a sua actividade há cerca de 30 anos em Moçambique, indicam que só na última década a agência francesa desembolsou mais de 210 milhões de euros para diversos projectos.