Ziguinchor, Senegal - O exército senegalês deteve dois chefes rebeldes em Casamança, região do sul do Senegal, assolada desde 1982 por uma rebelião independista, soube-se hoje, quarta-feira, em Ziguinchor, de uma fonte da gendarmeria (polícia militarizada).
"Dois chefes rebeldes foram detidos terça-feira na cidade de Belaye", a cinquenta quilómetros a norte de Ziguinchor, "e entregues à polícia", declarou à AFP esta fonte policial.
Esses dois homens, apresentados como membros do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC), são "suspeitos de serem os mandatários ou executantes de assalto à mão armada" nesses últimos meses próximo a fronteira gambiana.
São igualmente acusados de terem realizado um "ataque contra um posto militar" que custou a vida a um soldado senegalês, no ínicio de Março de 2010 na mesma zona.
Segundo a mesma fonte segura, as duas pessoas detidas regressavam de uma reunião de presumíveis rebeldes do MFDC a bordo de um veículo de transportes públicos quando eles foram reconhecidos pelos militares.
As escaramuças entre o exército e os rebeldes multiplicaram-se durante os seis últimos meses, causando as mortes no seio de soldados e civis.
O Partido Socialista Senegalês (PS), principal formação da oposição, tinha apelado a 04 de Março de 2010 para "concertações alargadas", com vista a resolver a questão da rebelião armada em Casamança que dura, desde 1982.
Um acordo de paz assinado em 2004 tinha apaiziguado as tensões, sem contudo, acabar o conflito nessa região, separado do norte do Senegal pela Gâmbia.