Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
08-02-2010 22:29

Quénia
Fome afecta mais pessoas no Sudão



Nairobi - O número de pessoas que precisam duma ajuda alimentar no Sul-Sudão do quadruplicou um pouco mais, passando de cerca de um milhão em 2009 para quatro milhões e 300 mil este ano, devido a conflitos e à seca, revelou o Programa Alimentar Mundial (PAM).

 

"Este aumento do número de pessoas famintas no Sul-Sudão foi constatado justamente antes da época de chuvas, período em que as estradas estão bloqueadas, tornando impossível dar ajuda às populações afectadas", declarou o coordenador do PAM para o Sul-Sudão, Leo Van Der Velden.

 

Num comunicado de imprensa, Leo Velden indica que a sua instituição está a proporcionar 50 mil toneladas de sorgo, de leguminosos e óleo vegetal para nutrir milhões de pessoas que já não terão acesso à ajuda alimentar quando as chuvas começarem a cair.

 

A agência especializada das Nações Unidas vai igualmente apoiar os programas com merendas escolares a favor de mais de 400 mil alunos e distribuir alimentos a várias dezenas de milhares de famílias afectadas pelos conflitos, de repatriados e refugiados.

 

O ministro sul-sudanês da Agricultura e Silvicultura, Samson Kwaye, precisou que o Estado de Jonglei possui o número mais elevado de pessoas que precisam duma ajuda alimentar.

 

"O conflito interno e as incursões do Exército de Resistência do Senhor (LRA), associados à seca, fizeram com que a metade da população já não tivesse nada para comer", lamentou.

 

As necessidades em termos de víveres das pessoas residentes no Sul-Sudão foram identificadas numa avaliação anual, realizada em Novembro último pelo Ministério da Agricultura e Silvicultura, pela Comissão de Socorros e Reintegração do Sul-Sudão e pela Comissão do Sul-Sudão para o Recenseamento, Estatísticas e Avaliação, em colaboração com o PAM e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

 

O conflito em 2009 fez dois mil 500 mortos e 350 mil deslocados no Sul-Sudão, ao passo que a seca reduziu consideravelmente as colheitas, obrigando assim o PAM a passar duma operação de retomada e reconstrução para uma acção mais direccionada de emergência desde Junho de 2009.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
8:52 - Alda do Espírito Santo "ultrapassou fronteiras do arquipélago"
7:52 - Intensos combates em Mogadíscio
19:48 - Faleceu Alda do Espírito Santo
18:50 - Presidente Aziz recebe ministro senegalês das forças armadas
16:41 - França preocupada com insegurança em Darfur
16:37 - Ex-DG da UNESCO esperado nas celebrações do 42 aniversário
16:27 - Presidente interino ordena inquérito sobre massacre
16:18 - Partido no poder assina Código de Conduta Eleitoral
15:59 - Soldados nigerinos morrem em ataque da Al-Qaida
15:46 - Exército patrulha aldeias da região de Jos
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.