Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
07-11-2009 0:06

África do Sul
País cancela encomenda de aviões militares

 

Cidade de Cabo - O Governo sul-africano pôs termo a uma encomenda de oito aviões de transporte militares do tipo Airbus A400M devido ao aumento dos seus custos e atrasos na entrega, afirmou quinta-feira o porta-voz do Governo, Themba Maseko.


"O Governo decidiu pôr termo ao contrato para a compra dos oito aviões A400M", afirmou.


Em 2004, o Governo sul-africano aprovou uma encomenda no valor de 17 biliões de rands (mais de dois biliões e 254 milhões de dólares americanos). Na altura da aprovação, a entrega estava prevista e escalonada entre 2010 e 2012.


O ministro da Defesa da época assinou uma declaração de intenção com a Airbus Military Sociedad Limitada (AMSL), que faz parte da empresa Airbus, uma filial dos sistemas de defesa aeroespaciais europeus.


Contudo, em Abril de 2009, o departamento de Defesa informou a AMSL que se reservava o direito de pôr termo ao contrato porque a AMSL não respeitou o acordo essencial de pôr o primeiro avião à disposição do Governo a 31 de Janeiro de 2008.


O partido Aliança para a Democracia (DA, oposição) acolheu com satisfação esta decisão, mas afirmou que o facto de o contrato ter sido cancelado não deverá significar que não deverá ser objecto de inquéritos.


"Levantou-se várias questões nos últimos anos sobre a aquisição destes oito aparelhos A400M e devemos elucidar a razão pela qual assinamos um contrato para adquirir aviões que as forças de defesa não queriam e o país não devia permitir", afirmou o deputado da DA, David Manier.






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
19:12 - Sete monumentos restaurados voltam a brilhar no Cairo
19:07 - Parlamentos querem criar "liga parlamentar de amizade"
19:06 - Utilizadores de telemóveis triplicaram entre 2006 e 2009
18:27 - Senado nigeriano aprova retirada de presidente doente do cargo
18:22 - Líbano diz que avião da Ethiopian Airlines explodiu em pleno vôo
18:16 - Registados 14 casos de gripe A H1N1
18:13 - Presidentes tchadiano e sudanês normalizam relações
18:10 - Ínicio do processo de cassação do ex-chefe do partido presidencial
18:02 - Debate sobre autonomia da ilha do Príncipe prossegue
17:53 - Saída de Bubo Na Tchuto da sede da ONU depende do próprio
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.