Indique este Site | Adicionar aos Favoritos | Sua Página Inicial  
02-07-2009 13:00

Moxico
Novas infra-estruturas sociais mudam imagem de Kamanongue


 
Luena - A construção e reabilitação de infra-estruturas socioeconómicas e desportivas no município de Kamanongue, após o alcance da paz está mudar a imagem da vila pela positiva.

 

Em sete anos ganhou uma nova sede administrativa de arquitectura moderna, no âmbito do Programa de Investimentos Público (PIP), foram reabilitadas e construídas 12 escolas, uma do primeiro ciclo com seis salas de aulas e as restantes do ensino primário, o que permitiu enquadrar no sistema de ensino todas as crianças em idade escolar.

 

Os mais de 13 mil alunos matriculados no presente lectivo têm aulas asseguradas por 343 docentes distribuídos em quatro regedorias do município de Kamanongue, que dista 52 quilómetros a norte da cidade do Luena.

 

O sector da Saúde conheceu melhorias no abastecimento periódico de medicamentos aos 23 postos e um centro de saúde, assegurados 49 técnicos de enfermagem e três médicos estrangeiros.

 

Em 2008 foi reinaugurado o sistema de captação e distribuição de água potável, bem como foram construidos sete chafarizes na vila e bairros periféricos.

 

A iluminação pública foi reactivada na vila de Kamanongue, depois de mais de 30 anos, com a instalação de um gerador de 500 KVA e a reparação da rede de distribuição.

 

Os jovens já disputam encontros inter-bairros em futebol, fruto dos campos construídos pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos, no quadro do programa "Angola Jovem".

 

As crianças ganharam dois jardins, um recuperado e outro construído com fundos de gestão municipal.

 

As autoridades tradicionais mostraram-se satisfeitas com a criação das bases para o desenvolvimento do município. Alguns beneficiaram de  residências T3, no âmbito do mesmo programa.

 

O administrador municipal, Artur Emanuel Lemos Sapalo, enalteceu os esforços do governo e disse que "a imagem que a vila de Kamanongue hoje tem é fruto da paz que se vive no país".

 

Com quatro regedorias e 130 aldeias, o município é limitado a Leste com o município do Léua, ao norte com o município do Dala (província da Lunda Sul), a oeste com a província do Bié e a sul com o município do Moxico (sede).

 

A população estimada em mais de 50 mil habitantes é na sua maior parte camponesa distribuída em dois mil e 783 quilómetros quadrados.

 

 

 

 

 

  

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






 Imprimir    Indicar
Últimas Notícias
17:20 - Estrada 21 de Janeiro com rede de drenagem de águas residuais
17:19 - Segundo lote da via Boavista/Kifangondo recebe valas de drenagem
15:50 - Especialistas analisam plano nacional de habitação
15:43 - Restauro do edifício da justiça de Muconda acaba em Junho
19:24 - Governador provincial inspecciona obras sociais
18:19 - Construção da ponte das Salinas em fase de conclusão
17:58 - Impacto ambiental das reservas fundiárias em consulta pública
15:08 - Parte da via expressa Boavista/Kifangondo recebe retornos
19:17 - Instituto Médio de Ondjiva dispõe de novas salas de aulas
15:47 - Via de acesso à Tourada beneficia de sistema de drenagem
TPA - Televisão Pública de Angola
RNA - Rádio Nacional de Angola
Jornal de Angola
© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.