Camabatela - Moradores de Camabatela, sede do município de Ambaca, Kwanza Norte, manifestaram-se quarta-feira satisfeitos com a instalação do novo sistema de captação, tratamento e abastecimento de água potável à vila e seus arredores, em execução no âmbito do Programa de Emergências do Ministério da Energia e Aguas.
Segundo constatou quarta-feira a Angop, estão a ser construídos em diferentes bairros periféricos da vila 20 chafarizes a serem suportados por uma rede de distribuição de 11 quilómetros de comprimento, com 195 ligações domiciliares e que beneficiará mais de cinco mil famílias.
A moradora do bairro Tango Maria António disse que com a construção de chafarizes a população deixará de percorrer longas distâncias à procura de água, ao mesmo tempo que o uso e consumo de água potável contribuirá para reduzir a prevalência de doenças de origem hídrica.
Por seu turno, Domingas Manuel, que vive há 15 anos no bairro Garcia Neto, enalteceu o gesto do Governo pela implementação da obra que na sua óptica vai reduziu os gastos financeiros no aluguer de motorizadas para transporte de água a partir do rio Samba Yangue, que dista a três quilómetros do bairro.
O administrador municipal, José Barros Ranque Franque, referiu que o projecto vai melhorar as condições de vida das populações locais e reduzir os índices de pobreza.
Explicou que de 2008 até à data foram construídos em toda a extensão do município de Ambaca vários pequenos sistemas de captação e distribuição de água, no âmbito do programa municipal integrado de desenvolvimento e combate à fome e à pobreza, beneficiando mais de 50 mil habitantes.
A construção do sistema de água que servirá Camabatela e sua periferia encontra-se já em fase de conclusão. O projecto inclui uma captação capaz de bombear 30 metros cúbicos de água/hora e um reservatório com a capacidade para armazenar 250 metros cúbicos do referido líquido.