Luanda – O arquitecto angolano Geraldo Afonso enalteceu hoje (quinta-feira), em Luanda, o projecto de revitalização das principais ruas e avenidas da capital do país, visando a melhoria da imagem e do trânsito rodoviário.
Em declarações à Angop, Geraldo Afonso disse que a restauração desta via dá maior segurança e conforto aos automobilistas e transeuntes, bem como contribui no descongestionamento rodoviário.
De acordo com ele, o restauro e construção de valas de drenagem vai facilitar o escoamento das águas pluviais que comprometem a circulação de automobilistas e peões durante a época da chuva.
"Penso que está a ser feito um bom trabalho, uma vez o tapete asfáltico da maior parte das ruas da cidade se encontravam em estado bastante crítico".
O arquitecto defendeu, por outro lado, uma maior fiscalização das empreitadas por parte do governo, com vista a corresponder aos interesses do Estado e da população.
Apelou ainda aos automobilistas no sentido de contribuírem na conservação das referidas estradas, evitando acções prejudiciais à sua durabilidade.
“ O uso inadequado destas infra-estruturas provoca a sua degradação precoce e provoca inundações das ruas durante o tempo chuvoso.
A revitalização dos eixos viários da cidade de Luanda é uma iniciativa do Governo Provincial de Luanda e enquadra-se na campanha "Luanda, todos Juntos é Possível".
A primeira campanha de manutenção urbana das ruas e avenidas de Luanda, segundo dados, iniciou em 2008, e contemplou as estradas da Deolinda Rodrigues, Ho Chi Minh, I Congresso do MPLA, Amílcar Cabral, Pedro de Castro Van-Dúnen Loy e de Portugal.
Nestas vias, os trabalhos consistiram no reforço do pavimento, na melhoria do sistema de drenagem das águas pluviais, construção de passeios, lancis, instalação de postes de iluminação, semáforos e espaços verdes.