Luanda - O director da construtora LR Group, Jorge Marques, anunciou hoje (sexta-feira), em Luanda, a construção de cerca de 100 mil moradias sociais, no quadro do programa de construção de um milhão de casas até 2012 em todo país.
Em declarações à imprensa no término da assinatura do protocolo para a construção de habitações com o Ministério do Urbanismo e Construção, o responsável disse que esta cifra representa 10 porcento da meta projectada pelo Governo Angolano para o Programa Nacional de Habitação.
Segundo disse, a LR Group tem essa capacidade do ponto de vista de engenharia de construção, planeamento e do financiamento.
De acordo com Jorge Marques, a empresa pretende erguer vivendas e apartamentos desde T3, com 100 metros quadrados e T4, com 120 metros quadrados, com uma tecnologia inovadora.
O responsável acrescentou que o programa de execução da empreitada inclui as 18 províncias e cerca de 32 bairros. "Nestes bairros poderão ser erguidos mil a cinco mil focos, de acordo com as intenções do Governo", referiu.
Por seu turno, o representante da empresa Consultoria Especializada, João Oliveira Cordeiro, anunciou que a construtora prevê igualmente erguer 100 mil casas, das quais 80 mil sociais e 20 mil de média renda.
João Cordeiro informou que a empreitada será faseada e vai abrangir províncias designadas pelo Ministério do Urbanismo e Construção.
O Governo Angolano assinou hoje protocolos de entendimento com quatro empresas de construção civil, com vista ao reforço do seu programa de habitação, que prevê a construção de milhão de moradias em todo país até 2012.
Segundo o acordo, as empresas Valentim Amões, Rienk, LR Group e Consultoria Especializada estão autorizadas a efectuar empréstimos junto de instituições bancárias para a implementação de acções relacionadas ao referido programa.