Malanje - Especialistas em obras públicas da Província de Malanje reuniram-se hoje (terça-feira), nesta cidade, para analisar questões relacionadas à implementação do programa nacional de urbanismo e habitação na região.
Na abertura do evento, o governador provincial local, Boaventura Cardoso, precisou que o encontro visa colher contribuições para o desenvolvimento da província, particularmente do ponto de vista urbanístico.
O governante acrescentou que devido à guerra muitas populações emigraram em busca de segurança, o que resultou no crescimento desordenado dos centros urbanos, no despovoamento de aglomerados populacionais da periferia e na ocupação de prédios inacabados, cujas infra-estruturas básicas encontram-se saturadas.
Segundo ele, é urgente a elaboração e implementação de novos planos urbanísticos e a requalificação de determinadas zonas urbanas, com vista ao aumento da qualidade de vida e o assentamento das populações.
O governante fez saber que a província conta com 600 hectares identificados como reservas fundiárias do Estado.
No evento, os participantes analisaram temas como “Formas de urbanização”, “Programação das operações”, bem como “Recuperação e reabilitação do património e infra-estruturas das cidades”.
Participam no fórum responsáveis de empresas construtoras, entidades religiosas, autoridades tradicionais, sociedade civil e membros de partidos políticos.