Luanda – Depois de ter ficado nos quartos-de-final em 2008, no Ghana, onde perdeu para os anfitriões por 1-2, em Accra, a selecção da Nigéria melhorou as estatísticas da edição anterior, mas foram insuficientes para chegar ao terceiro título da Taça de África das Nações, disputada entre 10 e 31 de Janeiro deste ano em Angola.
Com Nwankwo Kanu, do Portsmouth da Inglaterra, em fim de carreira, e uma jovem promessa Obi Mikel, do Chelsea/Inglaterra, as Super Águias conseguiram seis pontos na primeira fase, atrás do líder Egipto (9), e afastaram, aos penaltes (0-0; 5-4), os zambianos, nos quartos-de-final.
O “velho” capitão Kanu (33 anos) alternou a braçadeira com Odemwingie, do Lokomotiv da Rússia, porém a nova geração melhorou a fasquia de 2008, já que os nigerianos atingiram as meias-finais, tendo sido eliminados pelos ghanenses (0-1).
Ainda assim, as Super Águias, nas classificativas do terceiro lugar, bateram os argelinos, por 1-0, e asseguraram a medalha de bronze. Em relação ao CAN2008, a Nigéria somou mais dois pontos na fase de grupos e chegou às meias-finais em 2010.
Perdeu na estreia com o campeão Egipto (1-3), venceu o Benin (1-0) e Moçambique (3-0). Nos quartos-de-final, a Nigéria afastou a Zâmbia aos penaltes (0-0; 5-4), mas caiu diante do Ghana (0-1) nas meias-finais. É um dos representantes africanos no Mundial2010, a disputar na África do Sul.