Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Informações » Sobre Angop » A Agência

A Agência

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Delegação do gabinete de Informação de Moçambique visita Angop

Delegação do gabinete de Informação de Moçambique visita Angop

Empresa

A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

É a única agência de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.  

Fornecer por ligação electrónica, Internet ou e-mail, directamente ou por outras vias previamente acordadas, notícias aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros, na base dos compromissos para esse efeito assinados.  

A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico. Anualmente, comemora-se, a 30 de Outubro, o aniversário da Agência.

No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.

A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial.  

Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas, e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico. 

 

Internet  

Em Fevereiro de 2000, a empresa passou a emitir via Internet, um meio de distribuição mais eficaz e com contacto directo com o público.  

 

Portal

Em 2008, a empresa entrou numa nova era, lançando o seu portal informativo, que permitiu aumentar o seu compromisso com o público.

Membro do Pool das Agências noticiosas dos Países Não-Alinhados "NOAL", desde a sua criação, a ANGOP assumiu, com êxito, a sua presidência, de 1989 a 1992.

A ANGOP é igualmente membro da Aliança das Agências Noticiosas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (ALP).

 

Cooperação

A ANGOP mantém boas relações com a Agência Panafricana de Notícias (PANA), cujo Desk Português funciona em Luanda.

Tem igualmente relações com as agências Lusa (Portugal), Prensa Latina (Cuba) AFP (França), Xinhua (China), Efe (Espanha) e Reuters (Grã-Bretanha), entre outras.

 

Delegações

A ANGOP tem delegações nas 18 províncias de Angola e correspondentes em vários municípios. No estrangeiro, tem correspondentes em Portugal e Canadá.

 

Área Social

Possui um Centro Social, dotado de um posto médico, um restaurante e um refeitório. O posto médico dispõe de uma farmácia e as consultas são feitas por médicos angolanos. Possui, ainda, um Centro de Formação de Quadros. Ambas as infra-estruturas dependem directamente do Gabinete do Presidente do Conselho de Administração.