Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Março de 2009 | 10h02 - Atualizado em 15 Março de 2009 | 10h02

Resgate dos valores cívicos e morais abordado em palestra

Bengo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Catete - Uma palestra subordinada ao tema "Resgate dos valores cívicos e morais" foi realizada sábado, no centro cultural "Agostinho Neto", na comuna de Catete, município do Icolo e Bengo, província do Bengo, no âmbito da jornada "Março/Mulher" que termina a 31 deste mês, com uma exposição fotográfica.

A palestra, promovida pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, contou com a prelecção do reverendo da Igreja da Assembleia de Deus Pentecostal de Luanda António Huambo, que na sua dissertação afirmou que os valores cívicos e morais devem ser resgatados por cada angolano, assumindo a responsabilidade de ser um agente multiplicador da informação cultural.

António Huambo adiantou que a família deve ser um dos pilares para o resgate dos valores cívicos, devendo ter a responsabilidade de corrigir, perante os membros da família, os erros cometidos frequentemente na sociedade angolana, resultando na violência contra a mulher.

"Os valores cívicos e morais na sociedade angolana estão a deixar de ser praticados. Desta forma, há a necessidade de se voltar às nossas raízes culturais", lembrou o palestrante o saudoso primeiro presidente de Angola Agostinho Neto.

O palestrante, ao responder algumas inquietações dos participantes, disse que a falta da prática do civismo no seio da família tem provocado desrespeito às normas básicas das relações humanas sadias, ao direito positivo e costumeiro e aos símbolos nacionais que unem todos os concidadãos.

Participaram da palestra mais de uma centena de pessoas com destaque para as autoridades tradicionais, membros do governo local, estudantes e militantes da OMA.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 23/08/2013 19:22:36

    Secretária da OMA apela mulheres a apostarem na formação

    Em declarações à Angop, a responsável considerou importante que as mulheres se formem para melhor compreender e dominar as novas tecnologias de informação, permitindo, deste modo, dar o seu contributo na reconstrução do país, bem como criar mecanismos para promoção de pequenos projectos para ...

  • 23/08/2013 18:24:42

    OMA considera positiva jornada alusiva ao Dia da Mulher Africana

    Em declarações à Angop, a responsável da OMA, que fazia o balanço das actividades realizadas durante a jornada, destacou uma viagem a Malanje, que visou a troca de experiência entre as mulheres das duas províncias. Segundo a responsável, a deslocação à província de Malanje serviu para ...

  • 22/08/2013 19:40:59

    União dos Sindicatos do Bengo considera satisfatório actuação na província

    O responsável, que falava na reunião ordinária da comissão executiva provincial da União dos Sindicatos do Bengo, referiu que se continua a enfrentar problemas financeiros e de recursos humanos, situações que condicionam o funcionamento na província. No encontro, os participantes recomendaram ...

  • 22/08/2013 18:52:49

    União dos Sindicatos considera satisfatório actuação na província

    O responsável, que falava na reunião ordinária da comissão executiva provincial da União dos Sindicatos do Bengo, referiu que se continua a enfrentar problemas financeiros e de recursos humanos, situações que condicionam o funcionamento na província. No encontro, os participantes ...