Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Julho de 2009 | 12h17 - Atualizado em 21 Julho de 2009 | 12h17

Jovens abordam "Perda de valores culturais e mecanismos da sua recuperação"

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - "A perda de valores culturais nos jovens e os mecanismos para a sua recuperação" estiveram, segunda-feira última, em debate no Magistério Primário "Centro Educativo Maria Auxiliadora (CEMA)", afecto a Igreja Católica no Luena, província do Moxico.


A actividade enquadra-se na "Semana Cultural" que aquela organização feminina Católica promove, de 20 a 24, subordinada ao lema "Novo Estudante, Nova Cultura, Para Uma Nação Desenvolvida".


Falando aos mais de 70 estudantes presentes, o sociólogo Zango Evaristo, prelector da palestra, defendeu a necessidade da sociedade reflectir sobre o desaparecimento dos valores morais na juventude e reunir mecanismos para o resgate.


Na sua óptica, a identidade cultural deve ser o factor primordial a ser recuperado, por ser o elemento que facilita reconhecer a maneira de viver e de ser da população de uma determinada região geográfica.


De acordo com o sociólogo, "os valores morais perderam através da má interpretação dos africanos em ralação aos termos globalização, desenvolvimento, internacionalização, civilização e intelectualismo".


"Quando se fala de identidade cultural trata-se do reconhecimento dos valores culturais de um povo", explicou, frisando que "um povo sem cultura, é um povo sem identidade".


Adiantou que as famílias, sobretudo os avós, devem transmitir de forma oral os valores morais a juventude para a sua preservação.


Uma outra forma de resgate dos valores morais e cívicos perdidos durante décadas de conflito armado, segundo o especialista em cultura africana, é evitar a alienação e a decalcomania.
 

No quadro do programa da semana cultural, os alunos irão abordar outros temas ligados ao conceito de desenvolvimento, literatura infantil, educação na cultura Cokwé, para além de actividades desportivas.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 22/08/2013 19:34:28

    Jornalistas da província vão receber formação

    Falando à imprensa, o responsável adiantou que o curso será promovido sob a égide do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) e visa melhorar a prestação dos profissionais no exercício das suas actividades. Apesar de alguns problemas pontuais que têm sido melhorados gradualmente, o director ...

  • 22/08/2013 19:26:58

    Expansão dos sinais da RNA e TPA constituem prioridade do executivo

    O responsável da Comunicação Social, que falava à imprensa no termo do encontro realizado entre o ministro do sector, José Luís de Matos, e os representantes dos órgãos de informação estatais do Moxico (Angop, RNA, TPA e Edições Novembro), esclareceu que este programa, já em curso, estabelece ...

  • 22/08/2013 18:27:12

    Expansão dos sinais da RNA e TPA constituem prioridade do Executivo

    O responsável, que falava à imprensa no termo do encontro realizado entre o titular da pasta, José Luís de Matos, e os representantes dos órgãos públicos na província do Moxico (Angop, RNA, TPA e Edições Novembro), esclareceu que este programa, já em curso, estabelece prioridades e ...

  • 22/08/2013 18:21:34

    Kamanongue um município satélite em franco crescimento

    Kamanongue, um dos nove municípios que compõem a província do Moxico, está a renascer dos escombros provocados pelo longo conflito armado que assolou o país, fruto da implementação, com êxito, do programa de desenvolvimento e combate à pobreza, aprovado em 2008 pelo Executivo ...