Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Setembro de 2013 | 11h34 - Actualizado em 26 Setembro de 2013 | 11h33

INE cria grupo técnico municipal para o censo populacional de 2014

O Instituto Nacional de Estatística (INE) criou hoje, quinta-feira, no município do Andulo, província do Bié, o grupo técnico municipal, visando trabalhar para a realização do censo geral da população, a realizar-se em 2014.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações  à Angop, o coordenador do Serviço Provincial do Instituto Nacional de Estatística (SPINE) do Bié, Lucas Fernando Bumba, disse que a criação deste núcleo visa coordenar, promover, dinamizar e acompanhar as operações daquela instituição.

 A acção, notou, vai ainda estabelecer a ligação entre os grupos técnicos municipais e provincial, assegurando o adequado desenvolvimento das actividades ligadas ao censo.

 Com vista a corresponder os desafios, a instituição prevê propiciar uma formação específica aos membros do grupo técnico de modo a satisfazer os anseios do INE e população, no geral.

 O responsável referiu ainda que o censo geral agendado para 2014 vai permitir planificar acções que contribuem para o melhoramento do nível de vida das populações.

 Entretanto, a delegação do INE no Andulo manteve encontros com os membros da administração local, autoridades tradicionais e quadros da instituição, com os quais  abordaram assuntos relacionados com a divulgação das actividades, actualização cartográfica e formação dos quadros sobre o censo geral do próximo ano.

 Na província do Bié, dos nove municípios que compõem a região, apenas no Chitembo, 150 quilómetros a sul do Kuito, não funciona o grupo técnico para o censo geral de 2014.

 O município do Andulo, com uma população estimada em pelo menos  311 mil 544 habitantes,  possui quatro comunas, nomeadamente, sede, Calussinga, Kassumbi e Chivaulo , além de  588 aldeias.

Assuntos Província » Bié  

Leia também
  • 26/05/2014 18:40:58

    Bié: Promaica defende resgaste dos valores a partir da família

    Cuíto - As mulheres do Movimento Apostolado para a Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica (Promaica) no Bié reafirmaram hoje, segunda-feira, nesta cidade, que o processo de resgate dos valores morais, cívicos, culturais e religiosos, deve começar junto da família.

  • 26/05/2014 18:37:59

    Bié: Religioso apela à preservação da paz em África

    Cuíto - O padre da Paróquia da Nossa Senhora de Fátima, no município do Mungo, província do Huambo, António Pelágio Cachingona, apelou hoje, na cidade do Cuíto, à preservação da paz em África.

  • 26/05/2014 18:37:51

    Bié: Acidentes fazem mais de 60 mortos em três meses

    Cuíto - Sessenta e uma pessoas morreram em consequência de 333 acidentes de viação, durante o primeiro trimestre do ano em curso, na província do Bié, revelou hoje, segunda-feira, à Angop, nesta cidade, o director da Viação e Trânsito, superintendente-chefe José Carneiro.

  • 25/05/2014 10:43:36

    Censo2014: Governador do Bié quer celeridade na recolha de dados censitários

    Cuito - O governador provincial do Bié, Álvaro Boavida Neto, pediu hoje (domingo), aos agentes censitários, mais celeridade na recolha de informações para o Censo 2014, numa altura em que restam seis dias para o 31 de Maio, data limite para a recolha de dados.