Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Janeiro de 2013 | 14h24 - Atualizado em 07 Janeiro de 2013 | 14h24

Administrador solicita participação de todos para desenvolvimento do Quitexe

Uíge

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uíge - O administrador municipal do Quitexe, Salvador Lindo Bernardo Cuhema, solicitou hoje,  segunda-feira, naquela circunscrição, a sul da capital da provincia do Uíge, a participação activa de todos habitantes e a sociedade civil, para o desenvolvimento rápido e sustentável da circunscrição.

Em declarações à Angop, o administrador recentemente reconduzido no cargo pelo governador provincial, Paulo Pombolo, disse ser importante e indispensável a participação de todos os municipes no cumprimento das diversas acções agendadas pelo executivo provincial e central e que visam o desenvolvimento harmonioso e sustentável da circunscrição.

"Durante o mandato precisamos dar maior atenção ao desenvolvimento dos sectores social, económico e produtivo, passando necessariamente pelo aumento de infra-estruturas e formação de recursos humanos", frisou.

Defendeu igualmento a necessidade de se incentivar o empreendedorismo no seio dos cidadãos, bem como proporcionar um apoio adequado aos camponeses organizados em associações e cooperativas para contribuir no aumento da produtividade dos alimentos.

O gestor avançou que durante o mandato,  a administração municipal de Quitexe vai também prestar maior atenção no melhoramento das vias secundárias e terciárias, com vista a facilitar o escoamento dos produtos agrícolas alimentares, uma vez que os habitantes produzem grandes quantidades de alimentos e têm tido dificuldades no seu escoamento, bem como apoiar em meios e bens diversos as pessoas mais carenciadas.

Durante o mandato, que terminou, realçou,  muita coisa foi  feita, o município ganhou várias infra-estruturas sociais e económicas, estabelecimentos comerciais e outros, o que permitiu mudar a imagem arquitectónica da vila em relação ao passado, mas ainda precisa-se fazer muito mais, visto que o Executivo gizou diversas acções que serão cumpridas durante o quinquénio e que proporcionarão cada vez mais melhores condições de vida e de habitabilidade aos cidadãos.

O município de Quitexe, situado a 40 quilómetros a Sul da sede da cidade capital da provincial do Uíge, possui duas comunas, cerca de 77 povoações e com uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, a maioria camponesa.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também
  • 22/08/2013 23:44:09

    Alegria e animação marcam abertura do Acampamento de Pioneiros

    Os desfiles de crianças uniformizadas, outras em trajes característicos das diversas regiões do país, bem como fatos variados para ginástica acompanhados com balões de diversos cores, tornaram mais colorido o ambiente de festa da abertura do evento, cuidadosamente preparado pelo governo ...

  • 22/08/2013 18:38:15

    Vice-governadora assegura apoio do Executivo para programas das crianças

    Maria Fernandes da Silva e Silva que falava na cerimónia de abertura do VIII Acampamento Nacional da OPA, em representação do governador provincial, Paulo Pombolo, disse que o governo do Uíge vai continuar a envidar esforços para materialização das acções que visam a educação das crianças, ...

  • 20/08/2013 09:35:23

    Uíge: Administrador municipal assegura melhoramento do saneamento da cidade

    O responsável admitiu existir notável evolução no domínio do saneamento, facto que contribuiu para a mudança da imagem da urbe que já não regista acumulados de lixo em redor de contentores. “ Estamos também preparados para o tempo das chuvas porque as sargetas de escoamento das águas ...

  • 18/08/2013 15:07:04

    Empresa Jocamild emprega jovens para ajudar a diminuir o desemprego

    Uíge - Dezoitos jovens, de ambos os sexos, adquiriram o seu primeiro emprego, numa primeira fase, na Empresa de Comércio, Indústria e Prestação de Serviços “Jocamild”, uma acção da instituição visando contribuir na reconstrução da província e do país em geral, bem como combater a delinquência no ...