Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Janeiro de 2013 | 14h24 - Actualizado em 07 Janeiro de 2013 | 14h24

Administrador solicita participação de todos para desenvolvimento do Quitexe

Uíge

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uíge - O administrador municipal do Quitexe, Salvador Lindo Bernardo Cuhema, solicitou hoje,  segunda-feira, naquela circunscrição, a sul da capital da provincia do Uíge, a participação activa de todos habitantes e a sociedade civil, para o desenvolvimento rápido e sustentável da circunscrição.

Em declarações à Angop, o administrador recentemente reconduzido no cargo pelo governador provincial, Paulo Pombolo, disse ser importante e indispensável a participação de todos os municipes no cumprimento das diversas acções agendadas pelo executivo provincial e central e que visam o desenvolvimento harmonioso e sustentável da circunscrição.

"Durante o mandato precisamos dar maior atenção ao desenvolvimento dos sectores social, económico e produtivo, passando necessariamente pelo aumento de infra-estruturas e formação de recursos humanos", frisou.

Defendeu igualmento a necessidade de se incentivar o empreendedorismo no seio dos cidadãos, bem como proporcionar um apoio adequado aos camponeses organizados em associações e cooperativas para contribuir no aumento da produtividade dos alimentos.

O gestor avançou que durante o mandato,  a administração municipal de Quitexe vai também prestar maior atenção no melhoramento das vias secundárias e terciárias, com vista a facilitar o escoamento dos produtos agrícolas alimentares, uma vez que os habitantes produzem grandes quantidades de alimentos e têm tido dificuldades no seu escoamento, bem como apoiar em meios e bens diversos as pessoas mais carenciadas.

Durante o mandato, que terminou, realçou,  muita coisa foi  feita, o município ganhou várias infra-estruturas sociais e económicas, estabelecimentos comerciais e outros, o que permitiu mudar a imagem arquitectónica da vila em relação ao passado, mas ainda precisa-se fazer muito mais, visto que o Executivo gizou diversas acções que serão cumpridas durante o quinquénio e que proporcionarão cada vez mais melhores condições de vida e de habitabilidade aos cidadãos.

O município de Quitexe, situado a 40 quilómetros a Sul da sede da cidade capital da provincial do Uíge, possui duas comunas, cerca de 77 povoações e com uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, a maioria camponesa.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também