Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Outubro de 2012 | 15h27 - Actualizado em 12 Outubro de 2012 | 15h27

Município do Mussende regista desenvolvimento multissectorial

Kwanza Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mussende - O município do Mussende, província do Kwanza Sul, tem registado nos últimos quatros anos um crescimento acelerado em vários sectores de desenvolvimento, sobretudo nas áreas social e económica.

A afirmação é da administradora municipal do Mussende, Joaquina Gabriel, que falava hoje, sexta-feira, à Angop, adiantando que a região tem registado um crescimento sustentável dos sectores económico e social.

“O município está a atingir um desenvolvimento multifacético, que tem obrigado a um maior investimento em vários sectores ”, disse.

Referiu que estão a ser executadas, no âmbito do Programa de Investimento Público, vários empreendimentos, sendo que alguns já estão concluídos e inaugurados.

Apontou o palácio municipal, escolas do segundo ciclo, maternidade, centros de saúde, casa para professores e enfermeiros como infra-estruturas que já estão a beneficiar a população.

Segundo a administradora, está em construção o condomínio habitacional do bairro Kassequel e em fase final da construção de 25 fogos do programa de combate à pobreza no meio rural.

Para aumentar o nível e a qualidade de vida dos munícipes, assim como o desenvolvimento da região, informou estar em curso a construção do sistema de captação e abastecimento de água, o programa de relançamento da produção agrícola em grande escala.

De acordo com Joaquina Gabriel, a reabilitação das vias de acesso ao município dão outro impulso a actividade comercial.

Ressaltou que a implementação do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento

Rural e Combate à Pobreza é outro dos instrumentos utilizados pelo Executivo para aumentar e melhorar a oferta dos serviços sociais básicos à população.

“Esses programas incidem, essencialmente, na construção, reabilitação e apetrechamento de infra-estruturas básicas, como escolas, unidades sanitárias, sistemas de água, casas evolutivas, merenda escolar, entre outras acções que estão a ser implementadas no município”, concluiu.

O município do Mussende dista a 340 quilómetros a nordeste da cidade do Sumbe e possui uma população estimada em cerca de 100 mil habitantes na sua maioria camponesa.

Leia também