Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Outubro de 2012 | 15h27 - Atualizado em 12 Outubro de 2012 | 15h27

Município do Mussende regista desenvolvimento multissectorial

Kwanza Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mussende - O município do Mussende, província do Kwanza Sul, tem registado nos últimos quatros anos um crescimento acelerado em vários sectores de desenvolvimento, sobretudo nas áreas social e económica.

A afirmação é da administradora municipal do Mussende, Joaquina Gabriel, que falava hoje, sexta-feira, à Angop, adiantando que a região tem registado um crescimento sustentável dos sectores económico e social.

“O município está a atingir um desenvolvimento multifacético, que tem obrigado a um maior investimento em vários sectores ”, disse.

Referiu que estão a ser executadas, no âmbito do Programa de Investimento Público, vários empreendimentos, sendo que alguns já estão concluídos e inaugurados.

Apontou o palácio municipal, escolas do segundo ciclo, maternidade, centros de saúde, casa para professores e enfermeiros como infra-estruturas que já estão a beneficiar a população.

Segundo a administradora, está em construção o condomínio habitacional do bairro Kassequel e em fase final da construção de 25 fogos do programa de combate à pobreza no meio rural.

Para aumentar o nível e a qualidade de vida dos munícipes, assim como o desenvolvimento da região, informou estar em curso a construção do sistema de captação e abastecimento de água, o programa de relançamento da produção agrícola em grande escala.

De acordo com Joaquina Gabriel, a reabilitação das vias de acesso ao município dão outro impulso a actividade comercial.

Ressaltou que a implementação do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento

Rural e Combate à Pobreza é outro dos instrumentos utilizados pelo Executivo para aumentar e melhorar a oferta dos serviços sociais básicos à população.

“Esses programas incidem, essencialmente, na construção, reabilitação e apetrechamento de infra-estruturas básicas, como escolas, unidades sanitárias, sistemas de água, casas evolutivas, merenda escolar, entre outras acções que estão a ser implementadas no município”, concluiu.

O município do Mussende dista a 340 quilómetros a nordeste da cidade do Sumbe e possui uma população estimada em cerca de 100 mil habitantes na sua maioria camponesa.

Leia também
  • 26/08/2013 12:55:17

    Emprego e casa são as principais preocupações dos jovens estudantes

    Num encontro com os membros do governo da província, inserido no programa de auscultação da juventude, os estudantes disseram que os seus principais desejos são a aquisição de um emprego de uma casa na nova centralidade. De igual modo, os jovens defenderam a necessidade de melhorar o ...

  • 26/08/2013 10:20:56

    Mais de mil engenhos explosivos foram destruídos

    Foram destruídas minas anti-pessoal e anti-tanque bem como granadas e munições. Na ocasião, o chefe de departamento do Instituto Nacional de Desminagem (INADE) no Kwanza Sul, Jorge Antunes Pina, disse que o trabalho decorreu sem sobressalto. "Vamos continuar com o nosso trabalho, para ...

  • 26/08/2013 10:06:57

    Cidadãos mostram-se satisfeitos com execução de obras sociais em Amboim

    Numa reportagem efectuada hoje (segunda-feira) pela Angop, a propósito da implementação do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, os munícipes afirmaram que as novas obras estão a prestar uma nova imagem à localidade e é necessário que o governo insista na sua prossecução. "É importante que ...

  • 25/08/2013 19:57:54

    Governador do Uíge oferece viatura ao novo Bispo do Sumbe

    Segundo Paulo Pombolo, o meio permitirá ao novo bispo atingir, na sua tarefa de anunciar a palavra de Deus, todas as localidades da diocese à sua disposição, incluindo as áreas mais recônditas. “Esta viatura é para permitir ao bispo Kiala que ande nas profundezas do Sumbe evangelizando a nossa ...