Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2012 | 12h07 - Actualizado em 10 Setembro de 2012 | 12h32

Arquidiocese católica conta com cinco novos padres

Huambo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Igreja Católica conta com cinco novos padres

Foto: Angop

Huambo - Cinco novos padres foram ordenados domingo, na cidade do Huambo, durante uma cerimónia realizada pelo arcebispo da Igreja Católica na província do Huambo, dom José de Queiroz Alves.

Trata-se dos sacerdotes Analtino Inácio Savita Kanguya (27 anos), António Pestana (35), Benjamim Soma Sangula (26), Marcial Chikeva Fernando (26) e Vasco Justo Sayengue (28 anos de idade), todos naturais do Huambo.

Durante a homilia de ordenação, dom José de Queiroz Alves apelou aos novos padres a encararem o sacerdócio como um grande dom que o senhor envia aos seus ministros, como dispensadores e continuadores dos apóstolos na proclamação do evangelho.

O arcebispo do Huambo disse que os novos padres têm a missão de transmitir a palavra que não é deles, mas a de Cristo, comunicando aos outros as riquezas do mistério divino.

Para dom José de Queiroz Alves, o sacerdócio mede-se pela fé e a sua essência consiste no relacionamento pessoal, na plena confiança e amizade no amor de Jesus que o diferencia dos outros mistérios.

"Não há dois tempos no sacerdócio, o sagrado e o profano. O sacerdote é sempre o mesmo em todas as suas actividades. Tem como ponto central a eucaristia. É esse momento mais forte da sua vida comunitária. Sede bons apóstolos da eucaristia e administradores fiéis deste sacramento e fazei do pão da vida um verdadeiro pão da vida para os vossos fiéis", explicou.

Os recém-ordenados agradeceram a Deus pelo dom da vida e do sacerdócio que acabaram de receber e a todos que directa e indirectamente fizeram com que tal facto acontecesse.

"Agradecemos-vos e pedimos-vos as vossas cessantes orações para que o nosso ministério, que hoje começa, seja próspero e fecundo", destacou o padre Analtino Inácio Savita Kanguya, que leu a mensagem de agradecimento em nome dos demais.

A missa de ordenação decorreu na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, centro da cidade, e foi testemunhada por sacerdotes locais e das dioceses e arquidioceses vizinhas do Lubango, Bié, Malange, Benguela, Ondjiva, Sumbe e Menongue.

O governo provincial esteve representado no evento pelo vice-governador para a área política e social, Guilherme Tuluca, e o director da cultura, Pedro Nambongue Chissanga, além de distintas entidades militares, tradicionais, fiéis católicos, familiares dos novos padres e convidados.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também