Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Setembro de 2012 | 12h07 - Atualizado em 10 Setembro de 2012 | 12h32

Arquidiocese católica conta com cinco novos padres

Huambo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Igreja Católica conta com cinco novos padres

Foto: Angop

Huambo - Cinco novos padres foram ordenados domingo, na cidade do Huambo, durante uma cerimónia realizada pelo arcebispo da Igreja Católica na província do Huambo, dom José de Queiroz Alves.

Trata-se dos sacerdotes Analtino Inácio Savita Kanguya (27 anos), António Pestana (35), Benjamim Soma Sangula (26), Marcial Chikeva Fernando (26) e Vasco Justo Sayengue (28 anos de idade), todos naturais do Huambo.

Durante a homilia de ordenação, dom José de Queiroz Alves apelou aos novos padres a encararem o sacerdócio como um grande dom que o senhor envia aos seus ministros, como dispensadores e continuadores dos apóstolos na proclamação do evangelho.

O arcebispo do Huambo disse que os novos padres têm a missão de transmitir a palavra que não é deles, mas a de Cristo, comunicando aos outros as riquezas do mistério divino.

Para dom José de Queiroz Alves, o sacerdócio mede-se pela fé e a sua essência consiste no relacionamento pessoal, na plena confiança e amizade no amor de Jesus que o diferencia dos outros mistérios.

"Não há dois tempos no sacerdócio, o sagrado e o profano. O sacerdote é sempre o mesmo em todas as suas actividades. Tem como ponto central a eucaristia. É esse momento mais forte da sua vida comunitária. Sede bons apóstolos da eucaristia e administradores fiéis deste sacramento e fazei do pão da vida um verdadeiro pão da vida para os vossos fiéis", explicou.

Os recém-ordenados agradeceram a Deus pelo dom da vida e do sacerdócio que acabaram de receber e a todos que directa e indirectamente fizeram com que tal facto acontecesse.

"Agradecemos-vos e pedimos-vos as vossas cessantes orações para que o nosso ministério, que hoje começa, seja próspero e fecundo", destacou o padre Analtino Inácio Savita Kanguya, que leu a mensagem de agradecimento em nome dos demais.

A missa de ordenação decorreu na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, centro da cidade, e foi testemunhada por sacerdotes locais e das dioceses e arquidioceses vizinhas do Lubango, Bié, Malange, Benguela, Ondjiva, Sumbe e Menongue.

O governo provincial esteve representado no evento pelo vice-governador para a área política e social, Guilherme Tuluca, e o director da cultura, Pedro Nambongue Chissanga, além de distintas entidades militares, tradicionais, fiéis católicos, familiares dos novos padres e convidados.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 26/08/2013 13:27:32

    Violência doméstica está a aumentar no município da Caála

    O facto foi dado a conhecer hoje à Angop pela responsável municipal da família e da promoção da mulher, Ermelinda Nazaré Paula, tendo informado que durante os primeiros 22 dias deste mês foram registados 29 casos de violência doméstica, cifra muito acima da registada no mês anterior. ...

  • 25/08/2013 12:29:19

    Acidentes de viação causam 26 vítimas em sete dias

    Os dados constam do balanço semanal da Polícia Nacional, enviado hoje (domingo) à Angop, acrescentando que nos últimos sete dias, ocorreram 23 acidentes de viação, mais um que em idêntico período anterior. Das vítimas, de acordo com o documento, figuram oito mortos e 18 feridos, com ferimento ...

  • 25/08/2013 12:14:56

    Polícia detém 51 presumíveis criminosos

    Em nota enviada à Angop, a Polícia Nacional informa que os crimes ocorreram nos municípios do Huambo, Bailundo e Cachiungo e caracterizaram-se por ofensas corporais voluntárias, homicídio com culpa grave, ofensa corporal que resultou em morte, violação, ameaça com arma branca, furtos, danos ...

  • 23/08/2013 23:44:16

    Novo portal da Angop apresenta estrutura tecnológica inovadora

    O reconhecimento é do chefe da repartição da educação do município da Caála, Mateus Tchimbamba, tendo salientado, em declarações hoje à Angop na Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, que o novo portal vai igualmente melhorar a qualidade informativa da única agência de notícias do país. ...