Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

27 Junho de 2012 | 21h01 - Actualizado em 28 Junho de 2012 | 10h06

Poligamia é causa de desestruturação familiar

Literatura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Psicóloga Maria da Encarnação Pimenta no lançamento da obra

Foto: Angop

Luanda – A psicóloga angolana Maria da Encarnação Pimenta apontou esta quarta-feira, em Luanda, o fenómeno da poligamia vivido um pouco por toda Angola como uma das causas da desestruturação familiar em diversos lares.

A psicóloga, que falava durante a cerimónia de lançamento do seu mais recente livro, intitulado “Amantes, Concubinas ou Esposas?”, considerou que a questão da poligamia em Angola é um tema que deve ser analisado.

Para si, é necessário repensar na influência do casamento monogâmico na vida das famílias angolanas, reflectir sobre as suas repercussões na construção do tecido social e no desenvolvimento dos valores morais e religiosos do indivíduo.

“Toda a sociedade angolana em especial e, de forma especial, a Igreja Católica precisam de, em conjunto, reflectir sobre os tipos de casamento que co-existem em Angola”, disse.

Maria da Encarnação Pimenta distinguiu ainda as consequências do casamento monogâmico e do poligâmico, tendo frisado que ambos estão intimamente ligados a fenómenos que estimulam a violência doméstica, o abandono de crianças e a promiscuidade sexual.

Referindo-se particularmente à obra “Amantes, Concubinas ou Esposas?”, a estudiosa revelou que foi escrita com conhecimento de causa, uma vez que enquanto psicóloga tem consultado inúmeras pessoas que vivem o fenómeno poligamia e suas consequências.

Maria da Encarnação Pimenta nasceu em Ndalatando, província Kwanza Norte, antiga Vila Salazar, a 20 de Abril de 1954. 

Fez o mestrado em Psicologia Industrial e Clínica, pela Universidade de Lagos, e ainda o curso superior de Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda.

Actualmente, é docente na Universidade Católica de Angola e no Instituto Piaget, nas cadeiras de Bases Psicológicas do Comportamento e Psicossociologia.