Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Junho de 2012 | 15h35 - Atualizado em 07 Junho de 2012 | 15h52

Mortes por malária passam para quarta posição nos últimos dois anos

Huambo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo – As mortes por malária na província do Huambo passaram de 2010 a 2011 do primeiro para quarto lugar, segundo informou hoje (quinta-feira) nesta cidade, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

O ministro, que discursava na cerimónia de abertura da conferência provincial sobre “Malária e diagnóstico clínico de sarampo”, que termina ainda hoje, disse a título de exemplo que em 2010 as unidades sanitárias da província do Huambo registaram 742 óbitos por malária, contra 157 de 2011.

Em relação aos diagnósticos, José Van-Dúnem adiantou que em 2010 foram registados 488 mil e 53 casos, contra 232 mil e 825 do ano transacto.

Este indicativo, de acordo com o governante, é o resultado das intervenções globais e transversais, melhoria do saneamento básico, estado nutricional, acesso à água canalizada, aumento de informação das populações, entre outros.

“Nos dá muita satisfação quando analisamos as principais causas de mortes e vemos que a malária já não é a principal causa, perdendo, deste modo, para as doenças respiratórias agudas, tuberculose e doenças diarreicas agudas, na província do Huambo”, sublinhou.

Tal sucesso, segundo o ministro, ainda impõe algumas responsabilidades na continuidade e afirmação dos procedimentos profissionais de saúde, com vista a gerir melhor os casos complicados, assim como no diálogo com as populações e na passagem de informações de quando se deve procurar as unidades sanitárias.

Nesta senda, José Van-Dúnem, que felicitou o empenho e dedicação de todos os profissionais de saúde no Huambo, disse acreditar que esta região do país apareça na primeira linha dos resultados da luta contra o paludismo.

Promovida pela direcção provincial da saúde, a conferência sobre “ Malária e diagnóstico clínico de sarampo” visou dotar os profissionais de saúde, estudantes de enfermagem e de medicina de conhecimentos das novas ferramentas do tratamento destas enfermidades.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 24/08/2013 03:17:36

    Aberto posto de testagem e controlo da tensão arterial e diabetes

    Durante a abertura do posto, o seu responsável, Enoque Sambei, disse à Angop que o mesmo insere-se nos esforços da direcção provincial da saúde em prevenir a hipertensão e a diabetes na população. Referiu que o posto de testagem permitirá alertar os frequentadores a controlarem de forma ...

  • 24/08/2013 01:15:45

    Consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas na base das doenças hipertensas

    Falando durante a actividade de rastreio de tensão, glicemia e medição do perímetro abdominal, enquadrado nas II jornadas de cardiologia a realizarem-se hoje, esta cidade, a especialista em cardiopneomologia apontou a faixa etária dos 30 aos 35 anos de idade como a mais afectada por ...

  • 23/08/2013 14:19:24

    Cães vadios mordem mais de 1500 cidadãos no Huambo

    Em declarações à Angop, nesta quinta-feira, o responsável mostrou-se preocupado com tal situação, já que alguns cidadãos faleceram por terem sido vítimas de cães com doença de raiva. Por este motivo, aconselhou os proprietários a manterem os animais acorrentados e a levarem-lhes aos serviços ...

  • 22/08/2013 18:45:38

    Saúde realiza II jornadas de cardiologia e hipertensão arterial

    Uma nota a que a Angop teve acesso hoje, indica que serão realizadas medições da pressão arterial, glicemia, pesquisa do índice de obesidade e conferências para a formação ou refrescamento dos profissionais de saúde. Durante o evento, refere o documento, vão ser debatidos temas como ...