Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Maio de 2012 | 18h15 - Atualizado em 28 Maio de 2012 | 18h14

Bloco 15 investe três milhões de dólares em projectos sociais em Malanje

Apoio

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - A Esso Exploration Angola (Block 15) Limited (Esso Angola), em nome da Sonangol e do Grupo Empreiteiro do Bloco 15, anunciou hoje, em Luanda, um investimento de três milhões de dólares norte-americanos (um dólar equivale a 95 kwanzas e 581 cêntimos), que beneficiará três comunidades na província de Malanje.


Os referidos projectos são a Escola do Ensino Médio da Missão Católica de Maxinde, a Escola de Formação Profissional e Agrícola de Calandula e o Projecto de Distribuição de Árvores de Fruto, igualmente, em Calandula.

 
Em nota de imprensa enviada hoje à Angop, a fonte avança que a contribuição de 720 mil dólares permitiu a transformação do antigo dormitório “Lar de Estudantes da Obra Social de Maxinde”, na Escola do Ensino Médio da Missão Católica de Maxinde. Este projecto possibilitará a matrícula de cerca de 500 estudantes.
 

“A construção da Escola de Formação Profissional e Agrícola de Calandula para jovens, mulheres e veteranos de guerra do município de Calandula, proporcionará educação primária e formação profissional em técnicas de agricultura e outros cursos de aquisição de competências para a vida. O projecto beneficiará 250 estudantes e representa um investimento total de um milhão e trezentos mil dólares”, lê-se no documento.


Avança que a terceira iniciativa, o “Projecto de Distribuição de Árvores de Fruto”, destina-se a apoiar cerca de 3500 mulheres agricultoras e as suas respectivas famílias, bem como promover o desenvolvimento económico nas comunidades rurais e agrícolas de Calandula (Malanje), Camabatela (Kwanza Norte) e Negage (Uíge).


O investimento de um milhão de dólares para este projecto ajudará a melhorar o nível de segurança alimentar e de renda familiar através da distribuição e reprodução contínua de árvores de fruto nas comunidades rurais.

 
“Estas iniciativas baseiam-se no compromisso de longa data, assumido pelo Bloco 15 e pela Sonangol, de identificar programas que satisfaçam as principais necessidades das comunidades e que estejam alinhados com os esforços do Governo de Angola para melhorar a educação e criar oportunidades económicas nas comunidades rurais”, assevera.


A Esso Angola é uma subsidiária da Exxon Mobil Corporation e está em Angola desde 1994. A Esso Angola é o Operador do Bloco 15 com 40 porcento de participação. Os outros Associados do Bloco 15 incluem a BP Exploration (Angola) Limited (26.67 por cento), ENI Angola Exploration B.V. (20 por cento) e a Statoil Angola Block 15 A.S. (13.33 por cento). A Sonangol E.P. é a Concessionária.