Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Maio de 2012 | 04h18 - Atualizado em 11 Maio de 2012 | 04h17

Recomendada construção de centro para menores em conflito com a lei

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ndalatando - A necessidade da construção urgente de um centro de menores em conflito com a lei, no Kwanza Norte, constitui uma das principais recomendações saídas quinta-feira da XV sessão do conselho provincial da família, que se encerrou em Ndalatando.

A actividade promovida pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher e decorrida em dois dias recomendou ainda a criação de lares para acolhimento de vítimas de violência doméstica e reforço da mobilização dos cidadãos sobre os riscos e consequências das gravidezes precoces, bem como em relação a mobilização da população para aderência massiva às campanhas de alfabetização e promoção de mais oportunidades de formação para a camada jovem, sobretudo mulheres.

Decorrido sob o lema " Família o lugar de manifestação do verdadeiro amor", o certame recomendou igualmente a necessidade de maior informação das mulheres através de palestras sobre a interpretação da igualdade de direitos e equidade no género, a criação de cursos pré-matrimoniais nas igrejas e outras instituições, divulgação e conservação dos valores morais e cívicos e sobre o uso e consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Os cuidados e direitos para os filhos, assim como a continuidade da promoção de seminários sobre liderança por excelência dirigidos aos pais, a elaboração de cartilhas contendo informação sobre a lei da violência doméstica e a necessidade da intervenção de especialistas na resolução de crimes de violência doméstica constaram ainda das recomendações do certame.

O encontro subdividido em quatro painéis analisou entre outros assuntos o papel dos pais na orientação e formação da personalidade dos filhos, os valores da família face às exigências de uma sociedade material, causas e consequências da interferência de parentes no seio de casais, o papel da lei da violência doméstica na moralização da sociedade, a intervenção da polícia nacional na moralização da sociedade face a violência doméstica, assim como a importância do género para o desenvolvimento sustentável.

Participaram do certame, que durou dois dias, entidades do governo provincial, administradores municipais, funcionários da direcção provincial da família e promoção da mulher, representantes de Ong, entidades religiosas, autoridades tradicionais e convidados.

Leia também
  • 24/08/2013 12:55:05

    Governo da província prevê construir mais escolas e hospitais

    A informação foi prestada pelo governador da província quando procedia à apresentação do Plano de Desenvolvimento local para o quinquénio 2013/2017, em resposta às preocupações apresentadas pelos jovens, no fórum provincial de auscultação à Juventude, que decorreu em Ndalatando. O referido ...

  • 24/08/2013 06:18:31

    Jovens do Kwanza Norte recomendam continuidade ne construção de habitações

    As recomendações constam do documento final do Fórum Provincial de Auscultação da Juventude, inserido no programa diálogo juvenil que decorreu nesta cidade sob lema “ Juventude Dialogar para desenvolver”, organizado pelo Ministério da Juventude e Desportos, numa iniciativa do Presidente da ...

  • 23/08/2013 12:55:04

    Acidentes fazem 2 mortos e causam danos avaliados em mais de Akz 2 milhões

    Segundo uma fonte do comando provincial da Polícia Nacional a que a Angop teve acesso, comparativamente aos sete dias precedentes a corporação registou uma redução de dois acidentes e de sete feridos, enquanto que o número de vítimas mortais conheceu um aumento de dois casos. A falta de ...

  • 23/08/2013 12:50:28

    Polícia Nacional pode expulsar oficial que matou sobrinho a tiro

    A informação foi prestada hoje à Angop, em Ndalatando, pelo porta-voz do comando provincial da corporação, superintende-chefe Gaspar José. " A medida poderá ser tomada logo que se concluir um inquérito instaurado e se comprovar as acusações que pesam sobre o oficial da polícia. Gaspar José ...