Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Abril de 2012 | 10h27 - Actualizado em 06 Abril de 2012 | 15h38

Hoje é Sexta-feira Santa

Efeméride

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Crentes durante a missa da sexta-feira santa

Foto: Angop

Luanda - Celebra-se hoje (6 de Abril) a Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.   A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. 

É calculada como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia, após o equinócio do Outono no Hemisfério Sul ou o equinócio de Primavera no Hemisfério Norte, podendo ocorrer entre 22 de Março a 25 de Abril.   Para os católicos, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico.

  Neste dia, a Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, por isso é o único dia em que não se comemora, em absoluto, a Eucaristia.   As regras litúrgicas prescrevem que neste dia (Sexta-feira Santa) e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.   

No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica. 

 A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida pela liturgia da palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. 

Toda a liturgia católica deste dia é em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade. 

A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério Pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis.   A Igreja exorta os fiéis a observarem neste dia alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo.  

Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.