Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Novembro de 2012 | 12h50 - Actualizado em 07 Novembro de 2012 | 12h50

CNIDAH lança projecto de actualização de dados dos portadores de deficiências

Malanje

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Malanje - A Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) procedeu terça-feira, em Malanje, ao lançamento do projecto de recolha e actualização de dados de pessoas portadoras de deficiências, vitimas de minas, que visa a criação de condições para apoiar esse grupo alvo.

No acto de lançamento do projecto foi informado às autoridades da província, membros do governo, autoridades tradicionais e instituições ligadas à desminagem sobre a necessidade do Executivo criar uma base de dados nacional do número de vítimas de minas, com vista a implementação de projectos comunitários para apoio a essa franja social, de acordo com as suas especificidades e realidades.

Na ocasião, a coordenadora nacional da subcomissão para assistência e vítimas de minas da CNIDAH, Maria Madalena, destacou os objectivos gerais e os eixos de acção do projecto, tendo referido que há orientações saídas de várias convenções nacionais e internacionais, que orientam os Estados a implementarem planos de acção de atendimento integrado às vitimas de minas, daí a razão desse projecto ser uma realidade em Angola.

A responsável explicou que a aplicação desses eixos vão se consubstanciar na melhoria das capacidades nacionais mediante a colheita de dados sobre as vítimas de minas, garante da prestação de serviço, estabelecer o desenvolvimento e capacidade de atender as necessidades psicológicas e social das vítimas, entre outros benefícios.

Maria Madalena precisou que, com vista a se criar uma base de dados eficiente, os inqueridos sobre os deficientes vítimas de minas deverão ser feitos em todos os municípios, comunas e bairros e nos aglomerados populacionais, pelo que pediu a colaboração dos administradores dessas zonas, para que o processo seja exitoso.

Por sua vez, vice-governadora de Malanje para o sector político e social, Alice Van-dúnem, falando na qualidade de coordenadora provincial de acção contra minas, referiu que a problemática sobre pessoas portadoras de deficiências vitimas de minas constitui um fenómeno que carece de reflexão, por essa razão a CNIDAH está a levar a cabo o projecto em referência, cujos resultados só serão possíveis com a colaboração de todos os agentes sociais.

Alice Van-dúnem explicou que o levantamento do número de deficientes para a inclusão nos bancos de dados será o primeiro passo de um processo que vai permitir a médio prazo a melhoria das suas qualidades de vida.

O processo de levantamento e actualização de dados sobre pessoas portadoras de deficiência, vítimas de minas, será levado a cabo por uma empresa de desminagem, denominada “Tekilmer” e conta com o apoio do governo da província, da CNIDAH e das brigadas de desminagem das Forças Armadas Angolanas e de outras instituições afins.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 25/05/2014 02:38:52

    Malanje: Recenseadas mais de duas mil famílias em kiwaba Nzoji

    Malanje - Duas mil e 700 famílias correspondentes a nove mil e 948 pessoas, foram já recenseadas no no município de kiwaba Nzoji (85 quilómetros a nordeste a cidade de Malanje), no âmbito do Recenseamento da População e Habitação em curso no país.

  • 25/05/2014 02:15:25

    Malanje: Zona 5 da Vila Matilde já tem água potável

    Malanje - Um chafariz que vai permitir o acesso a água potável a cerca de dois mil munícipes, foi inaugurado sábado na Zona 5, do bairro da Vila Matilde na cidade de Malanje, pelo governador provincial ; Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, no âmbito do programa do Executivo denominado “Água Para Todos”.

  • 23/05/2014 19:51:01

    Censo2014: Mais de 200 agentes de campo garantem processo em Cacuso

    Malanje - Duzentos e 67 agentes de campo, entre recenseadores e supervisores, garantem o Recenseamento Geral da População e Habitação no município de Cacuso, a 72 quilómetros da cidade de Malanje.

  • 23/05/2014 16:22:53

    Malanje: PN regista seis mortos e 29 feridos em acidentes de viação

    Malanje- Vinte acidentes de viação provocaram a morte de seis pessoas e 29 feridos durante o período compreendido entre 13 e 20 de Maio, informou hoje, sexta-feira, o Comando Provincial da Polícia Nacional (PN) de Malanje.