Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Novembro de 2012 | 12h50 - Atualizado em 07 Novembro de 2012 | 12h50

CNIDAH lança projecto de actualização de dados dos portadores de deficiências

Malanje

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Malanje - A Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) procedeu terça-feira, em Malanje, ao lançamento do projecto de recolha e actualização de dados de pessoas portadoras de deficiências, vitimas de minas, que visa a criação de condições para apoiar esse grupo alvo.

No acto de lançamento do projecto foi informado às autoridades da província, membros do governo, autoridades tradicionais e instituições ligadas à desminagem sobre a necessidade do Executivo criar uma base de dados nacional do número de vítimas de minas, com vista a implementação de projectos comunitários para apoio a essa franja social, de acordo com as suas especificidades e realidades.

Na ocasião, a coordenadora nacional da subcomissão para assistência e vítimas de minas da CNIDAH, Maria Madalena, destacou os objectivos gerais e os eixos de acção do projecto, tendo referido que há orientações saídas de várias convenções nacionais e internacionais, que orientam os Estados a implementarem planos de acção de atendimento integrado às vitimas de minas, daí a razão desse projecto ser uma realidade em Angola.

A responsável explicou que a aplicação desses eixos vão se consubstanciar na melhoria das capacidades nacionais mediante a colheita de dados sobre as vítimas de minas, garante da prestação de serviço, estabelecer o desenvolvimento e capacidade de atender as necessidades psicológicas e social das vítimas, entre outros benefícios.

Maria Madalena precisou que, com vista a se criar uma base de dados eficiente, os inqueridos sobre os deficientes vítimas de minas deverão ser feitos em todos os municípios, comunas e bairros e nos aglomerados populacionais, pelo que pediu a colaboração dos administradores dessas zonas, para que o processo seja exitoso.

Por sua vez, vice-governadora de Malanje para o sector político e social, Alice Van-dúnem, falando na qualidade de coordenadora provincial de acção contra minas, referiu que a problemática sobre pessoas portadoras de deficiências vitimas de minas constitui um fenómeno que carece de reflexão, por essa razão a CNIDAH está a levar a cabo o projecto em referência, cujos resultados só serão possíveis com a colaboração de todos os agentes sociais.

Alice Van-dúnem explicou que o levantamento do número de deficientes para a inclusão nos bancos de dados será o primeiro passo de um processo que vai permitir a médio prazo a melhoria das suas qualidades de vida.

O processo de levantamento e actualização de dados sobre pessoas portadoras de deficiência, vítimas de minas, será levado a cabo por uma empresa de desminagem, denominada “Tekilmer” e conta com o apoio do governo da província, da CNIDAH e das brigadas de desminagem das Forças Armadas Angolanas e de outras instituições afins.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 23/08/2013 11:13:53

    Sector de Quissol acolhe 3º acampamento nacional de escuteiros

    De acordo com uma nota de imprensa distribuida hoje à Angop, o evento visa promover acções comunitárias, prestação de serviços às comunidades desfavorecidas, campanhas de limpezas, encontros temáticos, actividades aquaticas, montanhismo, peregrinações, jogos diversos, bem como visitas às ...

  • 22/08/2013 19:23:10

    Polícia captura armamento em Malanje

    Segundo o comandante provincial da polícia, comissário António Bernardo, que falava hoje à imprensa, no período em análise foram ainda recuperados 57 supostas pedras de diamantes, electrodomésticos, roupas de cama, 2 mil e 500 discos contrafeitos, carimbos, motorizadas, atestados médicos, ...

  • 17/08/2013 02:16:48

    Enaltecidas competências dos alunos vencedores da 2ª edição das olimpíadas do saber

    Malanje- O director-geral da escola de formação de professores, Isarael Kabamba, enalteceu sexta-feira, na cidade de Malanje, os alunos vencedores da 2ª edição das olimpíadas do saber que decorreu nos dias 15 e 16 deste mês, sob o lema “Juntos colaboremos para o progresso da escola”. De acordo ...

  • 12/08/2013 14:35:12

    Ruas da cidade de Malanje mais iluminadas

    Malanje - O governador provincial Norberto dos Santos inaugurou domingo a central de distribuição de energia eléctrica que alimenta os postes de iluminação pública das principais ruas da cidade de Malanje, visando dar maior comodidade e segurança aos automobilistas e pedestres. Foram colocadas ...