Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Janeiro de 2012 | 15h52 - Actualizado em 08 Janeiro de 2012 | 15h51

Sociedade condena atitude do semanário "Folha-8"

Bié

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Kuito - Os munícipes do Kuito, província do Bié, criticaram e condenaram hoje, domingo, a atitude do bissemanário "Folha-8", pela publicação de imagens que atentam e mancham a figura do Presidente da República, do Vice-Presidente e do Chefe da Casa Militar.

Os munícipes consideraram de insultos, chantagem e atentado aos três governantes do país, às imagens publicadas pelo "Folha-8", na sua edição nº 1075, de 30 de Dezembro de 2011, na página 33, conotados a crimes de roubo.

João dos Santos, estudante Universitário, residente no Kuito, considerou de insultuoso as imagens públicas por aquele semário, segundo ele, mancha a reputação daqueles que estão a dar o seu máximo nos destinos da nação.

Referiu que devem utilizar uma linguagem cuidada ao tratar qualquer matéria noticiosa e não insultando os dirigentes do país, principalmente o Presidente da República, que sábia e inteligentemente tem conduzido positivamente os destinos do país através da implementação e execução de programas afins.

Sublinhou que os responsáveis do semanário Folha 8 devem ser responsabilizados por abuso de confiança, porque um órgão de informação deve concorrer para informação e formação e não por abusos e insultos.

Para Ana Maria, também estudante Universitária, disse que existem órgãos de Comunicação Social empenhados no em cumprimwnto do seu papel, primando pela objectividade, ética e deontologia profissional, enquanto outros primam apenas para manchar o bom nome de dirigentes, " o que não é concebível ".

Na sua opinião, os órgãos de informação, pelo papel e importância que desempenham junto da sociedade devem primar por atitudes que contribuam para o desenvolvimento social e não por insultos e abusos.

"Deve-se fazer um jornalismo crítico, mas pautando pelos princípios éticos e deontológicos sem ferir a sensibilidade de outrem", disse, acrescentando que é necessário que se revejam aspectos relacionados com a lei de imprensa porque muitos podem estar a confundir.

Segunda a fonte, nesta fase em que o país prepara-se para as eleições presidenciais, é necessário trabalhar para a educação das mentes da população, para estar preparada a cumprir com o seu dever de cidadania.

Para o Jornalista Afonso Monte Belo Cayuvi (do Jornal de Angola), considerou igualmente de negativa a atitude do "Folha-8", pois, as imagens públicadas mancham o bom nome e a personalidade dos lesados que ao longos de muitos anos têm conduzido os destinos do país.

" Liberdade de expressão sim, mas, até aí, o "Folha- 8", foi muito além, isso é libertinagem, o que não devia ser ", sublinhou.

Afonso Belo Cayuvi referiu que devemos ter muito cuidado no tratamento de certas matérias, principalmente quando estão envolvidos dirigentes da pátria que incansavelmente trabalham para o melhoramento da vida social e económica da população.

Enfatizou que as imagens públicas pelo "Folha-8", contra o Presidente da República, Vice-Presidente e do Chefe da Casa Militar, em nada ajudam a classe jornalística, antes pelo contrário, esse comportamento e atitude mancham igualmente a reputação e bom nome dos órgãos de informação que de algum tempo a esta parte têm sabido valorizar e assumir as suas responsabilidades.

Assuntos Província » Bié  

Leia também
  • 26/05/2014 18:40:58

    Bié: Promaica defende resgaste dos valores a partir da família

    Cuíto - As mulheres do Movimento Apostolado para a Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica (Promaica) no Bié reafirmaram hoje, segunda-feira, nesta cidade, que o processo de resgate dos valores morais, cívicos, culturais e religiosos, deve começar junto da família.

  • 26/05/2014 18:37:59

    Bié: Religioso apela à preservação da paz em África

    Cuíto - O padre da Paróquia da Nossa Senhora de Fátima, no município do Mungo, província do Huambo, António Pelágio Cachingona, apelou hoje, na cidade do Cuíto, à preservação da paz em África.

  • 26/05/2014 18:37:51

    Bié: Acidentes fazem mais de 60 mortos em três meses

    Cuíto - Sessenta e uma pessoas morreram em consequência de 333 acidentes de viação, durante o primeiro trimestre do ano em curso, na província do Bié, revelou hoje, segunda-feira, à Angop, nesta cidade, o director da Viação e Trânsito, superintendente-chefe José Carneiro.

  • 25/05/2014 10:43:36

    Censo2014: Governador do Bié quer celeridade na recolha de dados censitários

    Cuito - O governador provincial do Bié, Álvaro Boavida Neto, pediu hoje (domingo), aos agentes censitários, mais celeridade na recolha de informações para o Censo 2014, numa altura em que restam seis dias para o 31 de Maio, data limite para a recolha de dados.