Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Outubro de 2011 | 22h40 - Actualizado em 21 Outubro de 2011 | 22h40

Menongue comemora os 50 anos da fundação da cidade

Kuando Kubango

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Menongue – A cidade de Menongue (capital da província do Kuando Kubango) comemora hoje (sexta-feira) 50 anos desde que foi elevada à categoria da cidade a antiga vila de Serpa Pinto, em 21 de Outubro de 1961, através de diploma ministerial Nº-51.

Na abertura da festas da cidade o governador em exercício, Pedro Camelo, afirmou que se é verdade que o antigo Serpa Pinto como Vila, existe há 50 anos, depois da independência, a actual Menongue conheceu inúmeras transformações que a catapultaram para o nível de crescimento e desenvolvimento sem precedente.

Disse que passados alguns anos regista-se um aumento do número de habitantes e foram feitos investimentos, com realce para a recuperação de ruas estruturantes e das principais estradas que ligam Menongue as outras províncias e municípios do interior.

Destacou igualmente a reabilitação e construção de escolas, hospitais, centros e postos de saúde, caminhos-de-ferro, pontes, habitações e de outros importantes serviços colocados à disposição das populações.

Pedro Camelo sublinha que apesar dos avanços mantém-se o compromisso em melhorar as condições sociais das populações, o combate do crescimento urbano anárquico, à criminalidade e à delinquência juvenil, bem como a melhoria do saneamento básico.

 Ainda hoje as autoridades da província, para assinalar a abertura das festividades, visitaram o Túmulo Muene Vunongue, onde foram realizados vários rituais do povo Nganguela.

As festas contam com provas de ciclismo, motocross e exibição de mascaras tradicionais e um espectáculo músico-cultural.

Leia também