Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Agosto de 2011 | 16h38 - Actualizado em 04 Agosto de 2011 | 16h28

Seminário analisa problemática do saneamento básico

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena – Um seminário sobre saneamento básico decorre desde hoje, na cidade do Luena, província do Moxico, com a participação de responsáveis da Administração Municipal do Moxico (sede) e distintos representantes da sociedade civil.

Nesse encontro, os participantes vão abordar assuntos teóricos e práticos sobre a importância do saneamento e higiene comunitários, estratégia de saneamento total liderado pelas comunidades e o plano de acção provincial sobre meio ambiente.

Vão reflectir igualmente sobre o enquadramento das subcomissões municipais e suas atribuições e responsabilidades, identificação de equipa de monitorização e definição de metodologias a utilizar.

Ao intervir no acto de abertura, o administrador municipal do Moxico, Zaqueu Isaac, disse que os problemas ligados ao meio ambiente constituem uma das maiores preocupações do Executivo.

Para o responsável, a manutenção do saneamento básico deve ser feita por toda comunidade, que deve iniciar de forma organizada, promovendo campanhas de limpeza nas aldeias, bairros e povoações, para proporcionar um ambiente sadio à população.

Para tal, chamou atenção aos líderes das comunidades (sobas e responsáveis de igrejas) para a necessidade de sensibilizarem as populações a construírem latrinas ao arredor das casas, enterrar o lixo e proibirem as queimadas desnecessárias.

Participam no seminário mais de duzentas pessoas, entre administradores comunais, autoridades tradicionais, eclesiásticas, representantes de associações juvenis e estudantes das distintas escolas do município do Moxico (sede).

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 25/05/2014 02:48:19

    Moxico: Alto Zambeze com cobertura total dos recenseadores

    Cazombo - Com a chegada de mais dois helicópteros ao Moxico, o Gabinete Provincial do Censo atingiu a cobertura dos agentes de campo em toda extensão territorial do município do Alto Zambeze, província do Moxico.

  • 23/05/2014 19:52:06

    Censo2014: Moxico recebe reforço de meios aéreos

    Luena - Dois helicópteros chegaram hoje ao Luena, para se juntarem aos outros dois ja existentes para apoiar o processo de Recenseamento Geral da População e da Habitação nas zonas de difícil acesso, informou, hoje, o coordenador do Gabinete Provincial do Censo, Januário Mateus.

  • 23/05/2014 17:10:52

    Moxico: Camanongue acolhe acto provincial do 1 de junho

    Camanongue - A sede municipal de Camanongue vai acolher o acto central provincial do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, indica uma nota do Instituto Nacional da Criança (INAC) a que a Angop teve hoje, sexta-feira, acesso.

  • 22/05/2014 23:57:25

    Censo2014: Recenseado 60 porcento da população e habitação no Moxico

    Luena - Sessenta porcento da população e habitação da província do Moxico já foi recenseada, após seis dias de intenso trabalho do processo que termina a 31 deste mês, informou hoje, no Luena, o assistente técnico provincial, Neve Vasco.