Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

01 Abril de 2011 | 13h40 - Actualizado em 01 Abril de 2011 | 13h39

Notificados no Zaire mais de mil casos de violência doméstica em nove anos

Balanço

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mbanza Kongo - Mil e 297 casos de violência doméstica foram notificados, nos últimos nove anos, na província do Zaire, pela Direcção local da Família e Promoção da Mulher (Minfamu), segundo deu a conhecer a sua directora, Ana Manifesta.


A directora revelou esses dados no acto de encerramento da Jornada Março Mulher, que a nível do Zaire foi marcado com a inauguração de um Centro de Aconselhamento Familiar, localizado no Nfumu, arredores da cidade de Mbanza-Kongo.


De acordo com a responsável, dos 1.297 casos de violência doméstica registados pela sua instituição na região, 36 foram encaminhados aos órgãos locais de Justiça por constituírem matérias que se enquadram fora do âmbito de aconselhamento.


"Ao nível da província, o aconselhamento familiar de maneira institucional teve início no ano de 2002 de forma tímida, apenas com oito casos registados. Por enquanto foi considerado como sendo algo estranho na sociedade, muitas vezes por questão de ordem cultural e religiosa", aferiu.


Com o trabalho de esclarecimento e de sensibilização que se levou acabo aos longos dos anos sobre o impacto negativo da violência doméstica intra familiar na saúde humana, referiu a directora, foi notório o despertar da mente de integrantes de muitas famílias na denúncia desse mal que enferma a sociedade.


O Centro de Aconselhamento Familiar, inaugurado pelo governador provincial, Pedro Sebastião, estará aberto ao público todas às quartas-feiras.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 03/06/2014 15:28:16

    Zaire: Governador enaltece empenho dos agentes recenseadores

    Soyo - O governador do Zaire, José Joanes André, enalteceu segunda-feira, na cidade do Soyo, o espírito patriótico e o sacrifício dos recenseadores durante o processo censitário que decorreu no país.

  • 02/06/2014 12:00:58

    Zaire: Habitantes da Ilha de Zola contam com serviços sociais integrados

    Soyo - A população da Ilha do Zola, que se encontra ao longo do canal do rio Zaire, na parte costeira do município do Soyo (Zaire), ganhará, nos próximos cinco meses, um conjunto de serviços sociais integrados, nos domínios da educação, saúde, energia e água, pesqueiro e comercial.

  • 01/06/2014 13:46:44

    Zaire: Ilha do Zola ganha infra-estruturas socioecónomicas

    Soyo - A ilha do Zola, que se encontra ao longo do canal do rio Zaire, na parte costeira do município do Soyo (Zaire), ganhará, nos próximos cinco meses, um pacote de serviços integrados nos domínios da educação, saúde, energia e água, pesqueiro e comercial.

  • 31/05/2014 14:47:33

    Censo2014: Casos isolados marcam fim do Processo Censitário no Zaire

    M'banza-Congo - Mil e 192 secções censitárias, das mil e 199 identificadas na província do Zaire, foram já recenseadas até às primeiras horas deste sábado, devendo as restantes ser concluídas até no final do dia.