Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

01 Abril de 2011 | 13h40 - Atualizado em 01 Abril de 2011 | 13h39

Notificados no Zaire mais de mil casos de violência doméstica em nove anos

Balanço

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mbanza Kongo - Mil e 297 casos de violência doméstica foram notificados, nos últimos nove anos, na província do Zaire, pela Direcção local da Família e Promoção da Mulher (Minfamu), segundo deu a conhecer a sua directora, Ana Manifesta.


A directora revelou esses dados no acto de encerramento da Jornada Março Mulher, que a nível do Zaire foi marcado com a inauguração de um Centro de Aconselhamento Familiar, localizado no Nfumu, arredores da cidade de Mbanza-Kongo.


De acordo com a responsável, dos 1.297 casos de violência doméstica registados pela sua instituição na região, 36 foram encaminhados aos órgãos locais de Justiça por constituírem matérias que se enquadram fora do âmbito de aconselhamento.


"Ao nível da província, o aconselhamento familiar de maneira institucional teve início no ano de 2002 de forma tímida, apenas com oito casos registados. Por enquanto foi considerado como sendo algo estranho na sociedade, muitas vezes por questão de ordem cultural e religiosa", aferiu.


Com o trabalho de esclarecimento e de sensibilização que se levou acabo aos longos dos anos sobre o impacto negativo da violência doméstica intra familiar na saúde humana, referiu a directora, foi notório o despertar da mente de integrantes de muitas famílias na denúncia desse mal que enferma a sociedade.


O Centro de Aconselhamento Familiar, inaugurado pelo governador provincial, Pedro Sebastião, estará aberto ao público todas às quartas-feiras.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 29/08/2013 19:29:32

    Governador entrega autocarros para apoiar juventude local

    A entrega desses meios de transporte, de marca Toyota Coaster, com capacidade para 30 lugares cada, enquadra-se nas festividades alusivas ao septuagésimo primeiro aniversário natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assinalado quarta-feira em todo o país. O governador ...

  • 29/08/2013 14:07:00

    Governador entrega autocarros para apoiar a juventude local

    A entrega desses meios de transporte de marca Toyota Coaster, com capacidade para 30 lugares cada, enquadrou-se nas festividades alusivas ao septuagésimo primeiro aniversário natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assinalado quarta-feira em todo o território nacional. O ...

  • 29/08/2013 10:50:16

    Anunciada morte de um paciente do acidente de viação no troço Kuimba/Mbanza Kongo

    O director clínico do hospital provincial do Zaire, Domingos da Silva, que avançou a informação à Angop, explicou que o referido paciente morreu na quarta-feira, por não ter resistido aos ferimentos contraídos durante o acidente. “Lamentavelmente, perdemos um paciente dos 14 que deram ...

  • 28/08/2013 19:54:56

    Inaugurado novo edifício administrativo do governo provincial

    Construído no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP)), o novo edifício de um piso comporta, entre outras áreas, gabinetes e duas salas de reuniões, dentre as quais uma com capacidade de albergar 300 pessoas. Na ocasião, Joanes André disse que a inauguração do II edifício ...