Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

29 Dezembro de 2010 | 18h45 - Actualizado em 29 Dezembro de 2010 | 18h43

Inaugurado novo centro de acolhimento de crianças desamparadas

Zaire

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

M'banza Kongo - Um novo centro de acolhimento de crianças desamparadas foi inaugurado hoje, em M'banza Kongo, província do Zaire, pelo governador local, Pedro Sebastião.

Denominado "Frei Giorgio Zulianello", o lar está devidamente equipado e apetrechado, tendo uma capacidade de acolher 70 menores de ambos os sexos.

Está igualmente vocacionado à formação profissional, nos cursos de informática, numa primeira fase.

Comporta quatro dormitórios, dois para meninas e igual número para rapazes, duas salas de estudo, uma sala de informática e biblioteca, uma cozinha industrial e respectiva sala de despensa, assim como um refeitório para 80 utentes.

Possui ainda dois banheiros e igual número de WC, um auditório para 85 lugares, sala de reuniões, área administrativa, lavandaria, duas salas para educadores e detém um sistema independente de fornecimento de energia eléctrica (através de grupo gerador) e de água potável.

O edifício foi financiado pelo governo local e resulta de um protocolo assinado com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos de Angola da Igreja Católica nesta região, entidade responsável por este projecto.

A cerimónia de inauguração circunscreveu-se a uma bênção à nova infra-estrutura, pelo bispo da diocese de M'banza Kongo, dom Vicente Carlos Kiaziku, ao corte da fita, pelo governador Pedro Sebastião, à visita guiada aos diferentes compartimentos do edifício, a que se seguiu um momento de mensagens e discursos.

Na sua mensagem, as cerca de 62 crianças controladas pelo centro Giorgio Zulianello, agora localizado na região do Mfumu, arredores da cidade de M'banza Kongo, lembraram aos presentes que "a criança constitui uma prioridade absoluta", segundo consta do artigo 35º da constituição da República", pelo que agradeceram o gesto das autoridades governamentais locais em tornar realidade este sonho.

Prometeram tudo fazer para uma melhor conservação deste património, para que possa durar e servir outros menores em situação de desamparo.

Dirigindo-se aos presentes, o governador, Pedro Sebastião disse que a obra é produto das excelentes relações existentes entre o governo e a igreja, cuja parceria tem dado corpo e vida a um conjunto de projectos em prol das crianças e da sociedade.

O governador apelou também para a necessidade de uma atenção cuidada na conservação da infra-estrutura, para que as capacidades nelas instaladas possam beneficiar também outras crianças e adolescentes.

O centro de acolhimento Giorgio Zulianello, denominação atribuída em  memória do seu primeiro responsável, o Frei Capuchino, de nacionalidade italiana, com o mesmo nome, falecido no trágico acidente de aviação, ocorrido em Junho de 2006, no aeroporto de M'banza Kongo.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 25/05/2014 00:28:01

    Zaire: Pequenas embarcações apoiam Censo Geral nas ilhas do Soyo

    Soyo - Pequenas embarcações estão a permitir a chegada dos recenseadores as 65 ilhas habitadas que se encontram ao longo do canal fluvial do rio Zaire, no município do Soyo, nesta província.

  • 24/05/2014 18:18:28

    Zaire: Habitantes da comuna de Mpala beneficiam de água potável

    M'banza-Congo - Cinco sistemas de abastecimento de água potável, com capacidade de bombear 50 metros cúbicos por dia, começaram, neste sábado, a atender mais de dois mil habitantes da sede comunal de Mpala, município do Nóqui, Província do Zaire.

  • 24/05/2014 10:46:24

    Zaire: Expatriados convidados a aderir ao Censo Geral

    Soyo - Os trabalhadores estrangeiros das empresas petrolíferas que operam no município do Soyo (Zaire) foram convidados, sexta-feira, a participar no Censo Geral da População e Habitação, que decorre de 16 a 31 do corrente mês em todo o país.

  • 22/05/2014 15:48:31

    Censo2014: Bispo de M'banza-Congo considera recenseamento dever cívico

    M'banza-Congo - O Bispo da Diocese de M'banza-Congo, Dom Vicente Carlos Kiaziku, afirmou hoje, quinta-feira, em M'banza-Congo, ser um dever de todo cidadão prestar informações precisas aos agentes recenseadores, para ajudar o Executivo na formulação de políticas de governação mais acertadas.