Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Fevereiro de 2010 | 12h43 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2010 | 12h42

Vida e obra de "Rei Mandume" abordada em palestra

Cunene

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Ondjiva – Uma palestra sobre a vida e obra de rei Mandume ya Ndemufayo foi realizada sábado na localidade de Oihole, município de Namacunde (Cunene), no âmbito da celebração dos 93 anos da sua morte ( 06 de Fevereiro de 1917).


A palestra que abordou questões como reinado de Mandume e diplomacia, foi orientada pelo docente Pedro Tongueni que descreveu o percurso histórico do  rei  a quem caracterizou como sendo  um homem de coragem  por não se  ter vergado diante da invasão do regime português.


Durante o seu reinado Mandume travou diversas guerras com o governo português que procuram a todo custo ocupar esta parte sul de Angola e em 1917 veio conhecer a sua morte por suicídio na localidade de Oihole, informou o prelector.


Na ocasião, o governador provincial, António Didalelwa disse que a população deve honrar a memória de  Mandume e outros monarcas que lutaram conta a invasão colonial de Angola.
 

António Didalelwa sublinhou que esforços conjuntos estão a ser envidados como Ministério da Cultura, na intenção de haver mais investigação e estudos sobre a vida e obra de rei M Mandume ya Ndemufayo para maior divulgação a nova geração.


Nascido em 1891, Mandume  morreu a 6 de Fevereiro de 1917 porsuicídio, chegou ao poder em 1911 e o seu reinado durou seis anos.
 


 

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 26/05/2014 14:30:56

    Censo2014: Enaltecido contributo das autoridades tradicionais para o êxito no Cunene

    Ondjiva - O contributo dos sobas para o êxito do processo censitário no meio rural foi, nesta segunda-feira, enaltecido pelo Assistente Técnico Municipal de Ombadja, província do Cunene, Reino Vitorino.

  • 25/05/2014 11:38:24

    Auxílio à imigração ilegal causa detenção de 'cidadão nacional

    Ondjiva - O efectivo da Polícia Nacional no Cunene destacado no controlo do troço Xangongo/Humbe deteve um cidadão nacional, 30 anos de idade por auxílio a imigração ilegal de dois estrangeiros de nacionalidades Keniana e Serra Leonesa.

  • 25/05/2014 10:20:29

    Cidadão morto por asfixia em Ondjiva

    Ondjiva - Um cidadão nacional, de 30 anos de idade, foi morto por asfixia no interior de uma empresa chinesa de construção civil denominada "SOCOMOVEM", na cidade de Ondjiva, província do Cunene, por meliantes, que subtraíram do local um milhão e 600 mil Kwanzas e 10 telemóveis da marca Samsung.

  • 24/05/2014 20:52:24

    Cunene: Abate indiscriminado de árvores preocupa autoridades em Ombadja

    Ombadja - O chefe de Repartição municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca em Ombadja, Cunene, Joaquim Lázaro, mostrou-se este sábado, preocupado com o abate indiscriminado de árvores para o fabrico de carvão.