Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Fevereiro de 2010 | 12h43 - Atualizado em 07 Fevereiro de 2010 | 12h42

Vida e obra de "Rei Mandume" abordada em palestra

Cunene

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Ondjiva – Uma palestra sobre a vida e obra de rei Mandume ya Ndemufayo foi realizada sábado na localidade de Oihole, município de Namacunde (Cunene), no âmbito da celebração dos 93 anos da sua morte ( 06 de Fevereiro de 1917).


A palestra que abordou questões como reinado de Mandume e diplomacia, foi orientada pelo docente Pedro Tongueni que descreveu o percurso histórico do  rei  a quem caracterizou como sendo  um homem de coragem  por não se  ter vergado diante da invasão do regime português.


Durante o seu reinado Mandume travou diversas guerras com o governo português que procuram a todo custo ocupar esta parte sul de Angola e em 1917 veio conhecer a sua morte por suicídio na localidade de Oihole, informou o prelector.


Na ocasião, o governador provincial, António Didalelwa disse que a população deve honrar a memória de  Mandume e outros monarcas que lutaram conta a invasão colonial de Angola.
 

António Didalelwa sublinhou que esforços conjuntos estão a ser envidados como Ministério da Cultura, na intenção de haver mais investigação e estudos sobre a vida e obra de rei M Mandume ya Ndemufayo para maior divulgação a nova geração.


Nascido em 1891, Mandume  morreu a 6 de Fevereiro de 1917 porsuicídio, chegou ao poder em 1911 e o seu reinado durou seis anos.
 


 

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 23/08/2013 19:40:44

    Governador do Cunene reafirma compromisso de resolver problemas dos jovens

    O governante, que falava na abertura do fórum provincial do diálogo juvenil, disse que o governo vai continuar a dar uma especial atenção e com maior determinação as várias preocupações que afligem a juventude, de modo a procurar soluções e resolver paulatinamente os principais problemas. ...

  • 20/08/2013 19:59:50

    Reintegração de crianças que faziam venda ambulante na fronteira com a Namíbia

    Segundo o administrador municipal de Namacunde, Apolo Ndinolengue, estas crianças e adolescentes, com idade compreendidas entre os 10 e 16 anos, são oriundos do município da Matala, província da Huila, e do Cunene, circunscrições do Kwanhama, Ombadja e Cuvelai. Os mesmos entravam na ...

  • 19/08/2013 10:00:21

    CPJ dialoga com efectivo do Minint e das FAA

    Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Ondjiva - O Conselho Provincial da Juventude no Cunene, reuniu-se, neste final de ...

  • 18/08/2013 07:33:33

    Quadros da administração do Kwanhama capacitados sobre gestão

    Ondjiva – Com vista a estarem munidos de conhecimento e aptidões que permitam a prestação de serviços de qualidade a população, os quadros da administração municipal do Kwanhama, província do Cunene, foram capacitados sobre gestão de fiscalização de mercado, promovido pelo Instituto de Formação ...