Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

01 Julho de 2009 | 17h43 - Atualizado em 01 Julho de 2009 | 18h03

Principais acontecimentos publicados pela Angop em Junho de 2009

Retrospectiva

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dia 1 - Chefe de Estado Maior da Força Aérea de Portugal, general Luís Envangelista Esteves de Araújo, chega a Luanda, para uma visita de trabalho, no quadro das relações bilaterais e de cooperação militar com este ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Coronel da Força Aérea Nacional Carlos dos Santos Francisco é acreditado no cargo de primeiro Adido de Defesa residente junto da embaixada de Angola no Botswana.

Dia 2 - Ministro da Defesa Nacional, Kundi Paihama, encontra-se com o chefe de Estado Maior da Força Aérea Portuguesa, general Luís Evangelista Esteves de Araújo, com quem aborda assuntos de carácter militar, no quadro da cooperação existente entre Angola e Portugal.

A ministra da Energia, Emanuela Vieira Lopes, efectua uma visita de constatação à subestação de Viana, província de Luanda, para avaliar o seu funcionamento.

Peritos de Defesa e Segurança de Angola e da República Democrática do Congo (RDC) reúnem-se em Luanda para aprovar a Constituição do Comité Misto de Defesa e Segurança.


Dia 3- Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebe em Luanda cumprimentos de despedida do embaixador da Itália em Angola, Torquato Cardilli, com quem analisa a cooperação com o país europeu.

Primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço, participa na 25ª sessão plenária do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC), realizada de 03 a 07 de Junho na Namíbia.

Novo embaixador da Suécia em Angola, Bo Emthen, é recebido em audiência pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção dos Anjos, durante a qual apresenta as suas cartas figuradas.

Dia 4 – Presidente Eduardo dos Santos concede audiência ao embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal, de quem recebe uma mensagem de amizade e de solidariedade do seu homologo cubano, Raul Castro.

Ministros de Defesa e Segurança de Angola e da República Democrática do Congo reúnem-se em Luanda e recomendam a constituição da Comissão Técnica Bilateral de Fronteiras até Junho deste ano.

Ministério da Cultura e Governo da Província de Luanda assinam, na capital do país, um memorando sobre "Protecção do Património Cultural", relativo à zona histórica da cidade de Luanda.

Dia 5 - Presidente da República, José Eduardo dos Santos, expressa em nome do povo angolano, em mensagens separadas e dirigidas aos seus homólogos da República Federativa do Brasil e da República Francesa, respectivamente Luiz Inácio Lula
da Silva e Nicholas Sarkozy, a sua “profunda consternação” pelo despenhamento da aeronave da Air France, que fazia o percurso Rio de Janeiro-Paris, na qual viajavam 228 pessoas.

Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apresenta, em Lisboa, ao Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, as cartas credenciais que o oficializam como chefe da missão diplomática angolana nesse país europeu.

Dia 6- Funcionários da Provedoria de Justiça, magistrados, deputados, membros do Governo e do corpo diplomático e estudantes reúnem-se na sede da Assembleia Nacional, para assinalarem o ducentésimo aniversário da institucionalização da figura do "Ombudsman", no ano de 1809, na Suécia.

Comitiva angolana, chefiada pelo ministro angolano das Pescas, Salomão Xirimbimbi, regressa ao país, depois de ter participado na décima edição do Conselho de Ministros das Pescas do grupo África, Caraíbas e Pacíficos (ACP).

Dia 7- Ministério das Relações Exteriores de Angola (Mirex) condena o uso de violência para resolução de problema político na Guiné Bissau, devido aos acontecimentos ocorridos a quatro de Junho neste país, que culminaram com as mortes de Baciro Dabó, candidato às eleições presidenciais, e Hélder Proença, antigo ministro da Defesa, entre outras personalidades.

Dia 8 - A Chevron e seus associados do bloco 0 procedem, em Cabinda, a entrega de dois mil e 175 livros diversos ao Centro Universitário de Cabinda (CUC), para colmatar algumas das necessidades sentidas pelos cerca de 2.500 estudantes da
instituição de ensino superior.

Angola participa na 15ª edição anual do Fórum Económico Internacional das Américas, realizada na cidade canadiana de Montreal. Sob o lema “Adaptar-se à nova ordem mundial”, o evento tratou de questões ligadas à crise financeira internacional.

Dia 9 - Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, expressa, numa mensagem, as suas condolências e sentimento de solidariedade à família do Presidente da República do Gabão, El Hadj Omar Bongo Ondimba, falecido em Barcelona, na
clínica Quiron, aos 73 anos de idade, na sequência de uma prolongada doença.

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concede audiência ao embaixador do Vietname em Angola, Pham Tien Nhien, a quem manifesta o desejo de ver alargada a cooperação entre os dois países em outros domínios, além da educação e saúde.

Mini-autocarro que transporta a selecção nacional de basquetebol sénior masculina, em estágio na província de Cabinda, embate no muro de uma piscina, causando ligeiros ferimentos aos atletas Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Edmundo Ventura, Adolfo Quimbamba e Joaquim Gomes “Kikas”.

Dia 10 - Conselho de Ministros, reunido sob presidência do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, aprova a revisão do Orçamento Geral do Estado para 2009, o Plano Nacional 2009 revisto e o respectivo sistema de monitorização, bem como o balanço do programa do Governo 2008. CM aprova ainda o terceiro aditamento à Convenção Relativa à Cobertura de Riscos de Crédito à Exportação de Bens e Serviços de origem portuguesa para a República de Angola.

Embaixadora de Angola na Bélgica, Maria Elizabeth Simbrão, apresenta cartas credencias ao Rei dos Belgas, Alberto II no Palácio Real de Laeken, em Bruxelas.

Dia 11- Comissão Nacional de Habitação, reunida sob orientação do primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, decide remeter a aprovação do Governo o Fundo Nacional da Habitação e a proposta sobre participação do sector privado no programa.

Dia 12- Internacional angolano António Viana “Mendonça”, até então ao serviço do Varzim da segunda liga portuguesa, assina um contrato válido por seis meses com o Interclube, da primeira divisão nacional de futebol.

Embaixador do Vietname em Angola, Pham Tien Nhien, defende, durante uma audiência de “cortesia” concedida pelo ministro em exercício dos Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra, Clemente Cunjuca, o reforço da cooperação entre o seu país e o Ministério angolano.

Diplomata angolano na Sérvia, Toko Diakenga Serão, apresenta, em Belgrado, ao Presidente deste país europeu, Boris Tadic, as cartas credenciais que o oficializam como embaixador extraordinário e plenipotenciário.

Dia 13 - Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André , trabalha durante algumas hora no Sumbe , província do Kwanza Sul, para se inteirar do funcionamento da administração de justiça na região.

Chefe do departamento para África e Médio Oriente da direcção de cooperação bilateral do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), Eduardo Sangueve, considera, em entrevista à Angop, que a estratégia de cooperação do país passa pelo alargamento das áreas e diversificação dos parceiros na região.

Dia 14 - Chefe de Estado Maior da Força Aérea Nacional (FAN), general Francisco Lopes Gonçalves Afonso "Hanga", anuncia a implementação, no ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), de um plano de modernização, com vista ao apetrechamento de novos meios técnicos.

Morre em Lisboa, Portugal, aos 67 anos, vítima de ataque cardíaco, o jornalista angolano Júlio Guerra.

Dia 15 - Uma mensagem do Presidente do Burkina-Faso, Blaise Campaoré, sobre o “aprofundamento das relações bilaterais”, é entregue, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pelo ministro burkinabe dos Negócios
Estrangeiros, Beduna Uoda.

Coordenador da Comissão de Gestão da Agência Nacional para o Investimento Privado, Aguinaldo Jaime, concede audiências separadas as delegações da Alemanha e Inglaterra, que reafirmam o contínuo interesse pelo mercado angolano e disponibilidade em contribuir para a diversificação da economia

Dia 16 - Primeiro-ministro angolano, António Paulo Kassoma, chega a Libreville, Gabão, para assistir às exéquias do finado presidente gabonês, Omar Bongo Ondimba, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos. No mesmo dia, Paulo
Kassoma rende homenagem a Omar Bongo e participa num culto ecuménico em memória do finado, falecido em Espanha, por doença em Espanha.

Dia 17- Assembleia Nacional decide, em proposta apresentada pelo presidente do grupo parlamentar do MPLA, Bornito de Sousa, durante a sessão de interpelação à governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, sobre a política sectorial de gestão urbana da cidade, preparar uma Resolução sobre os problemas ligados à política de gestão urbana da capital, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das suas populações.

Ministro angolano da Defesa, Kundi Paihama, é recebido, em Havana pelo presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, Raul Castro Ruz, de quem recebe uma mensagem para o chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, com base na sólida amizade que une ambos os países.

Dia 18 - Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, é formalmente convidado a participar na cimeira do G-8 (grupo dos países mais industrializados e desenvolvidos do mundo) prevista para de 8 a 10 de Julho, na Itália. O convite foi efectuado durante um encontro com Lucca Riccardi, representante pessoal para África do Presidente do Conselho de Estado italiano, Sílvio Berlusconi.

Assembleia Nacional aprova relatório do Governo sobre a execução do Orçamento Geral do Estado para o ano de 2008, apresentado aos deputados pelo primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Primeiro-ministro, Paulo Kassoma, apresenta na 12ª sessão ordinária da Assembleia Nacional o Relatório de Balanço Geral da Execução do Orçamento Geral de Estado de 2008.


Dia 19 - Diplomata angolano Flávio Saraiva de Carvalho Fonseca apresenta, em Djakarta, ao Presidente da República da Indonésia, Susilo B. Yudhoyono, as cartas credenciais que o acreditam como embaixador plenipotenciário de Angola junto a este país, com residência em Singapura.

Chega à capital angolana, Luanda, uma delegação do Gazprom-Bank, pertencente a Federação Russa e chefiada pelo vice-presidente da referida instituição, Boris Ivanov, para manter vários contactos com as autoridades locais destinadas a analisar o estado actual da cooperação bilateral no domínio bancário e petrolífero.

Dia 20 - Ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, participa, em Joanesburgo, África do sul, na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governos da SADC, em representação do Presidente angolano, José Eduardo dos
Santos.

Dia 21 - Uma delegação do Ministério da Comunicação Social, chefiada pelo titular da pasta, Manuel Rabelais, efectua uma visita de carácter técnico ao estádio do Camama, em Luanda, para se inteirar das condições criadas para o trabalho da imprensa no Campeonato Africano das Nações (CAN2010).

Ministro da Defesa Nacional, Kundi Paihama, endereça uma mensagem de felicitações ao seu homólogo do Ministério do Interior, Roberto Leal “Ngongo”, por ocasião do 30 aniversário do Minint, assinalado no dia 22 de Junho.

Dia 22 - Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicita, em mensagem distribuída na capital do país, o Ministério do Interior pela comemoração do 30º aniversário da sua criação.

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apela, no acto central alusivo ao 30º aniversário do Ministério do Interior, aos agentes da ordem pública a melhorarem a sua capacidade de prevenção e a moverem um combate enérgico aos crimes cometidos com recurso à violência, tais como as violações aos menores.

É demolida a antiga Feira Ngoma, espaço que era utilizado de forma ilegal durante vários anos por vários comerciantes, na Avenida dos Combatentes.


Dia 23- Presidente Eduardo dos Santos exonera os vice-governadores do Banco Nacional de Angola, Alberto Carlos Nogueira Fernandes da Silva e Rui Miguêns de Oliveira. O estadista angolano nomeia António Teixeira Flor para o cargo de
vice-ministro do Urbanismo e Habitação e Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas de Abreu e Laura Maria Pires de Alcântara Monteiro para os cargos de vice-governadores do Banco Nacional de Angola.

Ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, visita em Cabinda as instalações da Delegação Provincial da Agência Angola Press (Angop), da Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA), das delegações da Televisão Pública de Angola (TPA), do Jornal da Angola (JA), da Rádio

Aspectos relacionados à cooperação bilateral entre Angola e Cuba e outros de interesse mútuo são abordados, em Luanda, durante um encontro entre o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e o ministro do Interior de
Cuba, Abelardo Ibarra, que serviu também para o governante cubano transmitir ao líder angolano mensagens do presidente de Cuba, Raul Castro, e do líder histórico, Fidel Castro.

Dia 24- Novo vice-ministro do Urbanismo e Habitação, António Teixeira Flor, e os vice-governadores do Banco Nacional de Angola, Daniel Sandão Queirós Viegas de Abreu e Laura Maria Pires de Alcântara Monteiro são empossados pelo Presidente
da República, José Eduardo dos Santos.

Conselho de Ministros, reunido sob orientação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, aprova o projecto de investimento "Unidade agro-industrial de Cacuso-Malanje" e os planos Nacional de Geologia e de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto Geológico de Angola.

Diplomata Maria Elizabeth Simbrão apresenta, no Palácio Real em Haia, Holanda, as cartas credenciais que a acreditaram como embaixadora não residente da República de Angola junto dos Países Baixos.



Dia 25- Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe, em Luanda, cartas credenciais dos embaixadores da Suiça e Suécia, respectivamente, Gian Carlo Fenini e Eo Enthen.

Assembleia Nacional discute as propostas de revisão do Plano Nacional do Governo e do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano de 2009. Os documentos foram entregues no dia 16 de Junho ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, pelo ministro das Finanças, Severim de Morais.

Primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, aborda com os ministros do interior da Zâmbia e da Namíbia, respectivamente, Kolombo Mwansa e Rosalia Nghidimwa, questões ligadas à segurança na fronteira comum.

Ministério da Comunicação Social felicita a direcção e o colectivo de trabalhadores do Jornal de Angola, que contribuem com o seu talento e saber para o engrandecimento da Comunicação Social, a propósito do 33º aniversário daquele órgão de Comunicação Social, assinalado a 26 deste mês.

Agência Angola Press (ANGOP) coloca à disposição dos seus usuários um espaço exclusivo de divulgação do Campeonato Africano das Nações em futebol, marcado para 10 a 31 de Janeiro próximo, em quatro cidades do país.

Dia 26- Presidente da Federação Russa, Dimitri Analoliévitch Medvedev, chega a Angola, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos. No Aeroporto "4 de Fevereiro", Dimitri Medvedev é recebido pelo primeiro-ministro Paulo Kassoma.

Presidente da Federação da Rússia, Dimitri Medvedev, rende homenagem ao primeiro chefe de Estado angolano, António Agostinho Neto.

Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebe no Palácio Presidencial, à cidade alta, após cumprir honras militares, o Presidente russo, Dimitri Medvedev, para a abertura das conversações oficiais.

Seis instrumentos jurídicos nos domínios da aviação, investimento, ensino superior, recursos minerais e telecomunicações são assinados, em Luanda, na presença dos presidentes angolano, José Eduardo dos Santos, e russo, Dimitri Medevdev, entre os governos de Angola e da Rússia.


Dia 27- Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, viaja para a Líbia, para participar na 13ª sessão ordinária da União Africana, a decorrer de 30 de Junho a 3 de Julho, na cidade de Sirtes.

Livro do futebolista angolano Pedro Manuel (Mantorras), intitulado “Livro Directo”, escrito pelo jornalista da televisão portuguesa TVI, José Gabriel Quaresma, é lançado no campo Mário Santiago, no município do Sambizanga, em Luanda. O livro retrata os momentos marcantes da vida profissional de Mantorras.


Dia 28 - Director geral do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), Jacques Diouf, chega a Luanda, para uma visita oficial de dois dias, no âmbito da preparação da 26ª Conferência Regional da organização para a África, que Angola vai albergar em 2010.

Dia 29 - Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebe, em Luanda, as cartas credenciais dos embaixadores do Kénia, Rose Bot, e do Bangladesh, Shahidul Islam. O Estadista angolano procede a entrega, ao embaixador do Lesoto, Matlotliso Ntoane, de instrumentos oficiais que o permitem exercer diplomacia em Angola.

Igreja Católica apresenta oficialmente, em Luanda, um livro, com 83 páginas, e um Dvd com os discursos e imagens da visita pastoral de Bento XVI, realizada em Março deste ano ao país.


No encontro, o Conselho Africano de Defesa Comum vai transformar-se num dos órgãos permanentes da UA, cujas funções serão definidas e especificadas em conformidade com o protocolo a ser elaborado para o efeito pelos países membros da União Africana.

Dia 30 - Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, chega a cidade de Sirtes, Líbia, para participar na XIII cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), em representação do presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 25/08/2013 09:51:09

    Ministério da Energia realiza palestra sobre energia atómica

    Segundo a nota de imprensa, o evento tem como objectivo sensibilizar os estudantes universitários, assim como profissionais interessados na matéria para este tão importante ramo da ciência. Na palestra estarão presentes representantes internos da Agência Internacional de Energia Atómica.

  • 24/08/2013 19:08:44

    Amangola apresenta membros da delegação municipal de Viana

    De acordo com um documento da Amangola distríbuido hoje à Angop, a organização no município satélite é encabeçada por Eurico Marques Batalha, que tem como adjunta Maria Antónia, responsável pelos serviços administrativos. Fazem parte da estrutura municipal, entre outros, André ...

  • 24/08/2013 18:14:04

    Designados membros da Amangola no município e comunas de Cacuaco

    O acto ocorrido numa unidade turística local foi testemunhado pelo chefe da secção da cultura do município de Cacuaco, Henriques Neves, em representação da administradora municipal. De acordo com um documento da Amangola distríbuido hoje à Angop, a delegação municipal passa a ser ...

  • 24/08/2013 17:36:14

    Centro infantil e cozinhas comunitárias do Cassequel recebem bens alimentares

    A doação feita ao centro infantil pela administração distrital da Maianga é composta por leite condensado, bolacha, salshicha, arroz, refrigerante. A acção enquadra-se nas comemorações do 71º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a assinalar-se à 28 do corrente mês. ...