Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

27 Março de 2013 | 12h22 - Actualizado em 27 Março de 2013 | 12h22

Mais de 60 técnicos frequentam curso básico de promoção de enfermagem

Cunene

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Chiulo  – Sessenta e dois técnicos de saúde frequentam, desde Janeiro do presente ano, um curso básico de promoção de enfermagem na Escola Técnica de Enfermagem do Chiulo, no município de Ombadja, a 140 quilómetro a norte de Ondjiva, capital da província do Cunene.

O facto foi avançado hoje (quarta-feira) pela directora da referida instituição, Judite Ndilimondjo, tendo afirmado que a formação tem a duração de 18 meses e a escola conta com as condições, quer seja humanas e técnicas para o efeito.

Frisou que os mesmos estão a ser capacitados em matérias ligadas a anatomia humana, enfermagem e saúde da mulher, colectivo e infantil, informação e educação e comunicação.

Psicologia aplicada em enfermagem, epidemiologia estatística, doenças correntes, nutrição e diabetes, farmacologia, enfermagem e saúde metal, gestão e saúde, ética profissional constam dos assuntos em formação, disse.

Judith Ndilimondjo sublinhou que os cursos de promoção são uma estratégia adoptada pelo Ministério da Saúde para qualificar e aperfeiçoar a sua força de trabalho, dando oportunidade para os profissionais do nível básico em serviço.

Referiu que a acção formativa visa aumentar o nível académico e profissional dos enfermeiros, progredindo na sua formação profissional e respectiva carreira de acordo com os procedimentos.

Lembrou que em 2012, concluíram a formação 58 técnicos de saúde, provenientes dos vários pontos do Cunene, no curso de básico de promoção de enfermagem.

Localizado no município do Ombadja, a Escola Técnica de Enfermagem é afecta a Missão Católica do Chiulo.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também