Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

29 Setembro de 2012 | 18h53 - Atualizado em 29 Setembro de 2012 | 18h53

Surto de sarampo provoca cinco mortes no Lucusse

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - Um surto de sarampo, que se regista na província do Moxico, provocou, este mês, cinco óbitos na comuna de Lucusse, a 133 quilómetros a sul do da cidade do Luena, disse hoje, nesta cidade, o chefe local da repartição da Saúde, Carlos Paulo dos Santos.

Em declarações à emissora provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA), o responsável explicou que neste momento o centro de saúde do Lucusse controla 110 pessoas com casos de sarampo, 30 dos quais internados.

Carlos dos Santos manifestou-se preocupado pelo facto da doença tornar-se já num problema de saúde pública, mobilizando as autoridades sanitárias no sentido de criar mecanismos que visam o controlo da situação.

Por outro lado, a enfermeira chefe do hospital central provisório do Moxico, Verónica Carme, disse que diariamente a unidade atende três a quatro casos de crianças afectadas por sarampo.

Para melhor assistência desses casos, fez saber que o hospital criou uma sala de isolamento, onde estão internados mais de 14 pacientes na sua maioria crianças dos cinco aos 13 anos de idade.

Indicou que os bairros 4 de Fevereiro, Bomba e Sangondo são os que têm mais pacientes no hospital central. A unidade adoptou algumas medidas profiláticas no sentido de erradicar a epidemia.

A realização de bloqueio, aconselhamento, vacinação de crianças depois de completarem nove meses de vida, a sensibilização das mães a levarem as crianças atingidas aos centros de saúde são entre outras mediadas transmitidas às comunidades para estancar a progressão da doença.

O sarampo é uma infecção respiratória causada por vírus, cujos sintomas incluem febres, tosse, olhos avermelhados e na fase avançada apresenta manchas na superfície cutânea. A doença quando não for diagnosticada e trata a tempo pode matar.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 29/08/2013 19:31:34

    Técnicos de saúde no Moxico aprimoram conhecimentos sobre vigilância epidemiológica

    Sob a égide da Direcção Provincial da Saúde do Moxico, em parceria com a OMS, este encontro vai debruçar-se sobre a preparação da documentação para a realização da auditoria externa da área de vacinação e vigilância epidemiológica da campanha de vacinação contra o tétano e outras planificadas ...

  • 24/08/2013 10:12:21

    População do Luando necessita de dez enfermeiros

    Em declarações à Angop, na cidade do Luena, o responsável informou que o posto inaugurado há mais de um ano, possui capacidade de seis camas de internamento, uma farmácia e um consultório médico. Acrescentou que são consultados 40 a 100 pacientes, diariamente com patologias como diarreias ...

  • 22/08/2013 18:44:46

    Centro de saúde do Lucusse precisa de médicos especializados

    Em declarações à Angop, o responsável referiu que a unidade sanitária necessita igualmente de 43 novos enfermeiros para se juntarem aos 16 existentes, para melhor assistência médica e medicamentosa à população. Com uma capacidade para internar 30 doentes, o estabelecimento ...

  • 16/08/2013 19:07:12

    Kamanongue acolhe primeiro acampamento da escola do primeiro ciclo de ensino Tchifuchi

    Kamanongue – O primeiro acampamento da escola do I ciclo do ensino secundário Camarada Tchifuchi, a realizar-se de 17 a 20 do corrente mês, acontece no município de Kamanongue, 52 quilómetros a norte da cidade do Luena, capital da província do Moxico. Segundo o programa de actividades a que a ...