Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

29 Setembro de 2012 | 18h53 - Actualizado em 29 Setembro de 2012 | 18h53

Surto de sarampo provoca cinco mortes no Lucusse

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - Um surto de sarampo, que se regista na província do Moxico, provocou, este mês, cinco óbitos na comuna de Lucusse, a 133 quilómetros a sul do da cidade do Luena, disse hoje, nesta cidade, o chefe local da repartição da Saúde, Carlos Paulo dos Santos.

Em declarações à emissora provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA), o responsável explicou que neste momento o centro de saúde do Lucusse controla 110 pessoas com casos de sarampo, 30 dos quais internados.

Carlos dos Santos manifestou-se preocupado pelo facto da doença tornar-se já num problema de saúde pública, mobilizando as autoridades sanitárias no sentido de criar mecanismos que visam o controlo da situação.

Por outro lado, a enfermeira chefe do hospital central provisório do Moxico, Verónica Carme, disse que diariamente a unidade atende três a quatro casos de crianças afectadas por sarampo.

Para melhor assistência desses casos, fez saber que o hospital criou uma sala de isolamento, onde estão internados mais de 14 pacientes na sua maioria crianças dos cinco aos 13 anos de idade.

Indicou que os bairros 4 de Fevereiro, Bomba e Sangondo são os que têm mais pacientes no hospital central. A unidade adoptou algumas medidas profiláticas no sentido de erradicar a epidemia.

A realização de bloqueio, aconselhamento, vacinação de crianças depois de completarem nove meses de vida, a sensibilização das mães a levarem as crianças atingidas aos centros de saúde são entre outras mediadas transmitidas às comunidades para estancar a progressão da doença.

O sarampo é uma infecção respiratória causada por vírus, cujos sintomas incluem febres, tosse, olhos avermelhados e na fase avançada apresenta manchas na superfície cutânea. A doença quando não for diagnosticada e trata a tempo pode matar.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 12/05/2014 15:32:56

    Moxico: Saúde pública capacita 300 técnicos no primeiro trimestre 2014

    Luena - Trezentos técnicos de saúde pública foram capacitados, nos municípios do Moxico (sede), Camanongue e Léua, durante o primeiro trimestre deste ano, no âmbito do plano operacional do sector, informou hoje, segunda-feira, no Luena, a chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Cândida Ilda Campos.

  • 10/05/2014 17:57:12

    Moxico: Município da Cameia precisa de seis médicos especializados

    Cameia - Seis médicos especializados em ginecologia, cirurgia, ortopedia, anestesia, estomatologia e clínica geral são necessários para cobrir o vazio existente no hospital municipal da Cameia, província do Moxico, informou hoje (sábado), o director da repartição local de Saúde, Luís Catanha Kalandula.

  • 10/05/2014 07:10:06

    Crianças tratadas na Alemanha regressam ao Moxico

    Luena - Duas crianças angolanas de sete e nove anos de idade que padeciam de patologias graves regressaram sexta-feira à cidade do Luena (Moxico), depois de receberem tratamento médico na República da Alemanha.

  • 06/05/2014 03:00:08

    Moxico: Fornecimento de água potável à povoação de Mazemba alegra autoridades tradicionais

    Camanongue - O fornecimento da água potável aos habitantes da povoação de Mazemba, município de Camanongue (Moxico), através do sistema de captação e distribuição do líquido montado no mês transacto pela administração local, alegra as autoridades tradicionais da circunscrição.