Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

04 Junho de 2012 | 11h22 - Actualizado em 04 Junho de 2012 | 11h22

População da região de Cafíndua ganha centro de Saúde

Benguela

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Balombo - A população da região de Cafindua, 23 quilómetros da sede municipal do Balombo, nordeste da cidade Benguela, ganhou, neste fim-de-semana, um centro de saúde, inaugurado pelo administrador Júlio da Silva Kwanza Santos, no quadro das festividades do dia da referida vila, assinalado no dia 3 de Junho.

De acordo com o administrador municipal, o referido centro comporta uma sala de espera, consultório de clínica geral, um laboratório, uma farmácia, três salas, sendo uma para pré-natal, pré-parto e parto, outra de puericultura e três salas de internamentos com a capacidade para 10 doentes cada, um espaço administrativo e wc para doentes e pessoal de serviço.

Júlio da Silva Kwanza Santos referiu que a infra-estrutura foi construída de raiz no âmbito do programa de cuidados primários de saúde, com o objectivo de melhorar o atendimento sanitário de cerca de 10 mil habitantes que vivem naquela localidade e das aldeias vizinhas do município da Ganda.

Anunciou que no mesmo quadro será em breve adquirida uma ambulância para evacuar os doentes graves para o hospital municipal, bem como da construção da residência para os técnicos de saúde.

Para o soba da região, Abel Lino, a construção do centro na sua região é um ganho para as populações que a partir de agora deixam de percorrer grandes distancias até a sede do município e da comuna a procura dos serviços de saúde.

A cerimónia de inauguração do Centro de Saúde foi testemunhada pelos membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social, líderes das Igrejas e autoridades tradicionais.

Leia também
  • 14/05/2014 10:26:57

    Benguela: Sector da Saúde notifica mensalmente 250 casos de Sida

    Benguela - Pelo menos duzentas e 50 pessoas, das seis mil atendidas mensalmente nos centros de aconselhamentos e testagem voluntária e nas unidades de saúde da província de Benguela, recebem diagnóstico positivo de VIH/Sida, afirmou hoje (quarta-feira), a supervisora de combate à Sida, Perpétua Chaluca.

  • 13/05/2014 18:42:34

    Benguela: Direcção da Saúde forma 180 técnicos para combate ao SIDA

    Benguela - Cento e 80 técnicos de saúde da província de Benguela estão a ser formados, a partir de hoje (terça-feira), pela direcção provincial da Saúde, no âmbito do programa de aceleração para a redução de casos de sida.

  • 12/05/2014 19:37:28

    Benguela: Defendido maior rigor e disciplina dos enfermeiros

    Ganda - O presidente da Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola (ANEA) em Benguela, Hilário Bernardo, apelou hoje (segunda-feira), no município da Ganda, maior rigor e disciplina dos profissionais da classe, para que desenvolva uma enfermagem com humanismo e competência.

  • 03/05/2014 11:01:42

    Benguela: Consultora exorta enfermeiros a apostarem na sua formação

    Benguela - A consultora do ministro da Saúde Fernanda Cardoso exortou, nesta sexta-feira, em Benguela, a classe de enfermagem do país a empenhar-se na sua formação profissional, com vista a responder aos actuais desafios do sector.