Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Junho de 2012 | 21h39 - Actualizado em 06 Junho de 2012 | 21h38

Ministro da Saúde inteira-se do funcionamento do hospital municipal

Huambo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo – O ministro da Saúde, José Dias Viera Van-Dúnem, efectuou hoje, quarta-feira, uma visita ao Hospital Municipal do Huambo, na localidade de Cambiote, e ao Centro de Medicina e Reabilitação Física Dr. António Agostinho Neto, localizados nos arredores da cidade do Huambo.

No hospital do Cambiote segunda maior unidade hospitalar do município do Huambo, capital da província com o mesmo nome, o ministro percorreu as principais dependências onde aproveitou a ocasião para encorajar os pacientes ali internados.

No final da visita, administradora do hospital do Cambiote, Cristina Lucamba Buta, disse à imprensa que na unidade sanitária são atendidos diariamente 120 a 140 pacientes com patologias diversas, com maior realce para malária, doenças diarreicas agudas e respiratórias agudas.

Segundo a responsável, o hospital tem capacidade de internamento de 80 camas, possui áreas de medicina, pediatria, ginecologia, obstétrica, radiografia, laboratório de análises clínicas, bloco operatório e lavandaria, bem como uma morgue e outros serviços de apoio hospitalar, cujo funcionamento é assegurado por 142 trabalhadores.

Já no Centro de Medicina e Reabilitação Física Dr. António Agostinho Neto, vocacionada para atender os casos de medicina e reabilitação física, são atendidos em média 170 pacientes/dia com patologias diferentes, tendo como casos mais frequentes a trombose,  com a paralisação dos membros superiores e inferiores que afectam muitos cidadãos que procuram a instituição de saúde.

O ministro da Saúde, que se encontra nesta região do planalto central, manteve um encontro com os responsáveis da direcção provincial do sector,  chefes das repartições municipais e directores de unidades hospitalares, com o objectivo de avaliar a situação epidemiológica da região. 

José Van-Dúnem manteve igualmente um encontro de cortesia com o governador da província, Fernando Faustino Muteka, com quem abordou assuntos diversos, sobretudo ligados aos investimentos que estão a ser feitos no sector da Saúde, bem como visitou o Hospital Geral do Huambo, onde procedeu a entrega de suplementos nutricionais àscrianças internadas na pediatria.

Durante a sua estada de 24 horas na província do Huambo, José Van-Dúnem vai presidir nesta quinta-feira ao acto de abertura do seminário sobre malária, bem como o  encerramento do seminário sobre má nutrição.

O ministro da Saúde vai ainda deslocar-se, na quinta-feira, ao município do Bailundo, a  75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, para inteirar-se do funcionamento do Hospital da Missão Evangélica do Chilume, reinaugurado em Agosto de 2011.

No mesmo dia, o governante visitará o Hospital Municipal da Caála, a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, igualmente reinaugurado em Agosto de 2011, e o condomínio dos médicos erguido no bairro Casseque, inaugurado no dia 1 deste mês.

Esta é a primeira visita de trabalho que José Van-Dúnen efectua este ano ao Huambo. O seu regresso a Luanda está previsto para a tarde de quinta-feira.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também