Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Junho de 2012 | 14h55 - Actualizado em 11 Junho de 2012 | 12h00

Hospital municipal do Cazenga recebe médicos cubanos

Saúde

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – Vinte médicos de nacionalidade cubana foram apresentados hoje, em Luanda, ao Hospital Municipal do Cazenga, de um total de 60 que chegaram ao país para cobrir algumas áreas da província de Luanda, no âmbito dos acordos de cooperação entre Angola e Cuba.

De acordo com o director do hospital, Fernando Mendes, com mais 20 médicos, que completará 30 do total, entre angolanos e cubanos, vai ajudar a atender a demanda.

Disse igualmente que a área da pediatria acaba de receber mais médicos especializados, o que vai ajudar a reduzir a mortalidade infantil que é acentuada no município. 

  

Trata-se de médicos cubanos especializados em medicina interna, que foram distribuídos nas diferentes áreas do hospital, de acordo com a especialidade de cada médico, sendo pediatria, obstetrícia, bloco operatório, banco de urgência, cirurgia e outras.

Nadiezhada Lopez, médica cubana, disse que esta é a segunda vez que vem a Angola e sente-se em casa, com objectivo de combater e reduzir a mortalidade infantil, principalmente.

Já Jaina Guerra, médica analista e a mais nova do grupo, com apenas 30 anos de idade, frisou ser pela primeira vez que vem a Angola para trabalhar em equipa, de modo a cumprir com a missão e satisfazer a população.

O hospital municipal do Cazenga possui banco de urgência, pediatria com 20 camas, dois blocos operatórios, maternidade, morgue, incineradora, sala de reanimação, de estomatologia, de parto e pré-parto e berçário.

A instituição foi inaugurada a 10 de Maio do corrente ano pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e está localizado no bairro Calawenda, numa superfície de 3.900 metros quadrados, com capacidade de 75 camas.

Participaram do acto o vice-governador de Luanda para área comunitária, Adriano Mendes de Carvalho, administrador do Município do Cazenga, Nataniel Narciso, a delegada provincial da saúde, Isabel Massocolo, e outras entidades convidadas.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 29/05/2014 14:43:45

    Angola: Tabagismo considerado problema de saúde pública

    Luanda - A directora do Instituto Nacional de luta contra as drogas, Ana Graça, declarou hoje, quinta-feira, em Luanda, o tabagismo como um problema de saúde pública que deve merecer a atenção de todos para o seu combate.

  • 29/05/2014 12:49:28

    Angola: Uso de tabaco causa 30 porcento de todos casos de câncer

    Luanda - O inspector-geral do Ministério da Saúde, Miguel de Oliveira, disse hoje, quinta-feira, em Luanda, que o uso de tabaco é responsável por cerca de 50 doenças em quase todos os órgãos do corpo humano e de 30 porcento de todos os casos de câncer.

  • 27/05/2014 14:06:32

    Angola: País continua a registar casos novos de Vih em adolescentes

    Luanda - Angola continua a registar aumento de casos de Vih/Sida em adolescentes, com maior prevalência no sexo feminino, informou hoje, terça-feira, em Luanda, o director da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO), António Coelho.

  • 27/05/2014 13:51:40

    Angola: Mais de 200 mil pessoas vivem com Vih no país

    Luanda - Duzentas e cinquenta mil pessoas vivem com o vírus da imunodeficiência humana (Vih) a nível nacional informou hoje, terça-feira, em Luanda, a Directora do Instituto Nacional de Luta Contra o Sida (INLS), Dulcelina Serrano.