Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

08 Junho de 2012 | 14h55 - Atualizado em 11 Junho de 2012 | 12h00

Hospital municipal do Cazenga recebe médicos cubanos

Saúde

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – Vinte médicos de nacionalidade cubana foram apresentados hoje, em Luanda, ao Hospital Municipal do Cazenga, de um total de 60 que chegaram ao país para cobrir algumas áreas da província de Luanda, no âmbito dos acordos de cooperação entre Angola e Cuba.

De acordo com o director do hospital, Fernando Mendes, com mais 20 médicos, que completará 30 do total, entre angolanos e cubanos, vai ajudar a atender a demanda.

Disse igualmente que a área da pediatria acaba de receber mais médicos especializados, o que vai ajudar a reduzir a mortalidade infantil que é acentuada no município. 

  

Trata-se de médicos cubanos especializados em medicina interna, que foram distribuídos nas diferentes áreas do hospital, de acordo com a especialidade de cada médico, sendo pediatria, obstetrícia, bloco operatório, banco de urgência, cirurgia e outras.

Nadiezhada Lopez, médica cubana, disse que esta é a segunda vez que vem a Angola e sente-se em casa, com objectivo de combater e reduzir a mortalidade infantil, principalmente.

Já Jaina Guerra, médica analista e a mais nova do grupo, com apenas 30 anos de idade, frisou ser pela primeira vez que vem a Angola para trabalhar em equipa, de modo a cumprir com a missão e satisfazer a população.

O hospital municipal do Cazenga possui banco de urgência, pediatria com 20 camas, dois blocos operatórios, maternidade, morgue, incineradora, sala de reanimação, de estomatologia, de parto e pré-parto e berçário.

A instituição foi inaugurada a 10 de Maio do corrente ano pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e está localizado no bairro Calawenda, numa superfície de 3.900 metros quadrados, com capacidade de 75 camas.

Participaram do acto o vice-governador de Luanda para área comunitária, Adriano Mendes de Carvalho, administrador do Município do Cazenga, Nataniel Narciso, a delegada provincial da saúde, Isabel Massocolo, e outras entidades convidadas.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 24/08/2013 19:53:20

    Justiça apontada como primeiro valor ético na alocação de cuidados sanitários

    Maria Roseira proferiu essas palavras quando ministrava uma conferência sobre "Eficiência e ética na saúde", realizada na Clínica Sagrada Esperança. "A justiça é a garantia de que, na medida do possível, os membros da comunidade têm acesso igual à saúde básica", sublinhou a prelectora. ...

  • 22/08/2013 20:02:41

    Trabalhadores da Fibrex enaltecem esforços da empresa na melhoria da saúde

    O reconhecimento foi feito quando falavam à Angop a margem da realização da campanha do Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), que decorre pela terceira vez na Fibrex para submeter 100 funcionários a exames médicos e participarem em palestras sobre segurança e acidentes no trabalho. ...

  • 22/08/2013 19:01:03

    Responsável considera diálogo com filhos uma forma de evitar gravidez precoce

    Em declarações à Angop, o responsável disse que a adolescência que vai entre os 13 a 18 anos de idade, é uma fase de transição bastante complexa, do ponto de vista das alterações físicas assim como das condições psicológicas. "É também o período conturbado de muitas dúvidas, inquietações ...

  • 22/08/2013 18:46:32

    Alimentação equilibrada na gravidez pode prevenir doenças no bebé

    Em declarações à Angop sobre “O cuidado a se ter durante a gestação”, a especialista reforçou que a alimentação equilibrada é um hábito que se deve ter durante toda a vida. “Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois a cada dia temos menos tempo para sentar à mesa para um bom almoço, ...