Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Junho de 2012 | 16h06 - Atualizado em 07 Junho de 2012 | 16h05

Hospital de Cahombo carece de 23 enfermeiros

Malanje

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cahombo - Vinte e três novos enfermeiros são necessários para reforçar o quadro orgânico e garantir uma melhor prestação de serviço no Hospital Municipal de Cahombo, a 135 quilómetros a Nordeste de Malanje.

A informação foi prestada hoje, nesta localidade, pelo chefe da Repartição Municipal de Cahombo, Pinto Teixeira Kimua, que disse terem actualmente apenas 13 enfermeiros, para atender uma média diária de 50 pacientes.

Relativamente a medicamentos, de acordo com o responsável, o município recebe uma verba local de aproximadamente dois milhões de kwanzas, atribuídos no quadro do programa de cuidados primários de saúde para aquisição de fármacos que são distribuídos às unidades sanitárias do município.

Fez saber, por outro lado, que durante o mês de Maio último, foram registados no município 332 casos de paludismo e 515 de doenças respiratórias e diarreicas agudas.

Sem avançar números, Pinto Kimua precisou que nos últimos tempos os casos de malária em Cahombo têm reduzido consideravelmente, fruto das campanhas de sensibilização aos munícipes, promovidas pela administração local, para o uso de mosquiteiro e práticas de higiene pessoal e colectiva.

O Hospital Municipal de Cahombo presta serviços de medicina, pediatria, pré-natal, curativos, farmácia e administrativos.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 29/08/2013 09:55:00

    Parteiras tradicionais beneficiam de formação em Kalandula

    A acção formativa com duração de 11 dias está a ser promovida pelo comité nacional da mulher rural em parceria com a direcção provincial da saúde. De acordo com o assistente técnico para as comunidades rurais, Felizardo Chaves, no final do curso cada parteira vai receber um kit de parto, ...

  • 28/08/2013 13:27:41

    Malanje regista cinco casos suspeitos de Dengue

    Segundo a responsável, foram feitos estudos, em coordenação com a Direcção Nacional de Saúde Pública, e constatou-se que os dados colhidos indiciam a existência de vírus na província. Lazina Vera Cruz avançou a hipótese de a maioria dos portadores do vírus, que circula na província, ser de ...

  • 22/08/2013 22:21:58

    Mais de 500 jovens realizam testes voluntários de Sida em Caculama

    A informação foi avançada hoje, quinta-feira, à Angop, pela responsável do centro de aconselhamento e testagem voluntária de Sida do hospital municipal de Caculama, Rosalina Joaquim, referindo que deste número, quatro resultaram em seropositivos. Acrescentou que, a par dos testes ...

  • 22/08/2013 18:29:25

    Maternidade de Caculama registou mais de cem partos entre Janeiro e Julho

    De acordo com a responsável do hospital, deste número, 12 resultaram em nados mortos, mas que comparativamente aos anos anteriores houve um aumento significativo dos partos hospitalares, fruto do acatamento das campanhas de sensibilização levadas a cabo junto das mulheres grávidas e das ...