Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Abril de 2012 | 13h15 - Atualizado em 30 Abril de 2012 | 13h15

Melhoria da saúde passa pelo acesso e aperfeiçoamento dos cuidados primários

Saúde

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, afirmou que a melhoria da saúde no país passa pelo aumento do acesso e aperfeiçoamento dos Cuidados Primários de Saúde.

José Van-Dúnem, que falava no programa espaço público da Televisão Púlica de Angola, referiu que tal melhoramento passa ainda pela redução da mortalidade materna e infantil e do peso das grandes endemias, nomeadamente malária, tuberculose, Vih/Sida e tripanossomíases.

Segundo o governante, deve-se criar um ambiente favorável à saúde com o saneamento e oferta de água, bem como aumentar a responsabilidade dos indivíduos e das famílias com relação a saúde de cada um.

Do seu ponto de vista, a saúde no país não está debilitada, pelo que deve existir uma maior colaboração da população.

Fez saber que um dos grandes problemas no sector é o pagamento extra dos pacientes aos profissionais de saúde, o que vulgarmente chama-se “Gasosa”, apelando a todos a não faze-lo por formas a contribuírem para a solução do problema.

“Reconheço que em todos os hospitais os pacientes pagam para serem bem atendidos, mas peço que não o façam e denunciem tal prática por ser ilegal”, reforçou.