Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

29 Abril de 2012 | 11h48 - Actualizado em 29 Abril de 2012 | 11h48

Saúde promove "Feira do Mosquiteiro" em Ondjiva

Cunene

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ondjiva - Quatrocentos mosquiteiros impregnados foram expostos hoje (domingo), na cidade de Ondjiva, província do Cunene, na "feira do mosquiteiro", promovida pela Direcção Provincial da Saúde.

Em declarações à Angop, o coordenador provincial da malária na região, Lucas Mbundo, referiu que a feira conta com o concurso de dois parceiros da Igreja Anglicana ligada ao projecto transfronteiriço Angola/Namíbia e o projecto cubano da luta anti-larval que montaram a exposição em duas tendas gigantes.

O responsável disse que para além de mosquiteiros fez-se testes rápidos da malária, tendo-se notado uma grande aderência da população que procura saber se a luta contra o paludismo irá contribuir para a diminuição da doença que afecta sobretudocrianças menores de cinco anos de idade e mulheres grávidas. 

Lucas Mbundo frisou que durante a feira houve igualmente a exposição de cinco mil frascos de produtos para a desinfestação da água em prol da prevenção de doenças diarréicas agudas, entre outras provocadas por água não tratada, assim como produtos para a destruição dos ovos dos mosquitos nos charcos.

Sublinhou que é importante que os beneficiários utilizem frequentemente os mosquiteiros, sendo a melhor forma de se prevenir do paludismo, colaborando cada vez mais com a direcção da Saúde na eliminação da doença.

Lucas Mbundo explicou ainda que fez-se a distribuição de três mil preservativos aos cidadãos para melhor se prevenirem contra o VIH/Sida, nas suas relações sexuais com parceiros diferentes.

Dados estatísticos da Direcção Provincial da Saúde indicam que no primeiro trimestre de 2012 registou-se, a nível das diferentes unidades sanitárias da província do Cunene, 12 mil e 266 casos de malária no primeiro trimestre do corrente ano, contra 32 mil e 376 registados durante o igual período de 2011.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também