Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Agosto de 2010 | 10h19 - Actualizado em 19 Agosto de 2010 | 10h19

Programa de combate à schistosomíase em Lucala ganha Financiamento

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lucala  – Um milhão e 200 mil Kwanzas é o montante disponibilizado pela empresa “GDK-Angola” ao sector da Saúde, no município do Lucala, província do Kwanza Norte, com vista a realização de campanhas de sensibilização e tratamento massivo da “schistossomíase” (infecção urinária caracterizada pela ocorrência de sangue na urina, resultante do uso de água não tratada.

Em declarações à Angop, o supervisor municipal do programa de combate às grandes endemias, Bosco António, enfatizou que a referida campanha vai abarcar a distribuição de 90 mil comprimidos de desparasitante “Albendazol” e "Parasiquantel” à população adulta e crianças do município, com vista a contenção da doença e evitar-se o registo de óbitos pela referida patologia.

Bosco Afonso aclarou que a campanha, iniciada quarta-feira última, vai decorrer até ao próximo dia 1 de Setembro, devendo abranger todas as localidades do município.

O mesmo revelou que as autoridades sanitárias do município registaram durante o primeiro semestre do ano em curso, 300 casos de schistosomíase provocados pelo consumo de água tirada directamente do rio Lucala e lagoas.

Entre os principais sintomas que caracterizam a doença, referiu, consta a insuficiência renal, inflação abdominal, dificuldades de gestação para as mulheres e para os casos mais graves, a morte do paciente.

Bosco Afonso apelou à população do referido município a aderir massivamente a referida campanha e a acatar os conselhos apresentados pelos técnicos de saúde durante as campanhas de mobilização sobre os riscos e métodos de prevenção da doença.

Leia também