Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

06 Novembro de 2008 | 13h25 - Atualizado em 06 Novembro de 2008 | 13h55

Troika preocupada com situação humanitária no Congo Democrático

SADC

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maputo - A Troika do órgão  da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para política, defesa e segurança, reuniu-se em Maputo, Moçambique, entre 3 a 5 do corrente mês, no âmbito dos esforços para a estabilidade na região, informou hoje (quinta-feira) o secretário executivo da organização, Tomás Salomão.

O encontro surgiu na sequência de uma recomendação saída da Cimeira de Chefes de Estado, em Harare, que orientou a Troika no sentido de preparar informação técnica e reportar a cimeira da organização, marcada para domingo próximo, na África do Sul, sobre a situação na República Democrática do Congo e do Zimbabwé.

“Devemos juntar as mãos para assistirmos ao melhoramento das condições de segurança na RDCongo e, por consequência, a situação humanitária”, disse Tomás Salomão.

A Troika, composta por Angola, Swazilândia e Moçambique,  considerou ser necessária uma união de esforços para resolver as  questões de segurança no leste da República Democrática do Congo, onde há indicações de que pelo menos um milhão e meio de pessoas enfrenta uma grave crise humanitária.

O encontro, que juntou ainda delegações da África do Sul, do Zimbabwé, do Congo Democrático, do Botswana e do Secretariado  Executivo dos Grandes Lagos, concordou que o Zimbabwé e o Bostswana deverão buscar formas de solucionar o diferendo que os opõe relativamente a questões de segurança comum.

Neste encontro não foi abordado o diferendo pós-eleitoral no  Zimbabwé, que segundo o secretário executivo da SADC, está a ser tratado pelo mediador, o ex-presidente sul africano, Thabo Mbeki.

Angola esteve representada na reunião de Maputo pelos  vice-ministros da Defesa, Cândido Van-Dunem, do Interior, Ângelo Veiga, de oficiais superiores dos órgãos de Defesa e Segurança e outros técnicos ligados ao dossier SADC.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral é um bloco económico formado pela África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namibia, Swazilandia, Tanzânia, Zambia e Zimbabwe.

Os seus principais desafios são o de promover a paz e a segurança na região, alcançar o desenvolvimento económico, aliviar a pobreza, melhorar o nível de vida dos seus povos e apoiar os mais desfavorecidos, atraves da integração regional.

A SADC defende ainda valores políticos, sistemas e instituições comuns e promove o auto-desenvolvimento dos países membros.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 02/09/2013 00:01:47

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Fé O bispo da Diocese de Ndalatando, dom Almeida Canda, reiterou, na vila da Muxima, o apelo a todos os cristãos para a renovação da fé, refazendo sua vida humana e da vocação. Prevenção O chefe da Polícia Marítima do Porto de Luanda, Tavares da Conceição, disse à Angop que o seu ...

  • 31/08/2013 05:58:55

    Diplomatas angolanos felicitam passagem à final da selecção no Afrobasket

    “Deste lado do Atlântico torcemos pela vossa vitória do primeiro ao último minuto”, refere a mensagem dos diplomatas angolanos assinada pelo Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme e enviada à Federação Angolana de Basquetebol logo após a vitória sobre a Côte d'Ivoire por 66-59. “ ...

  • 30/08/2013 00:04:21

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Reconhecimento O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, reconheceu, em Luanda, o bom desempenho da selecção nacional de basquetebol e desejou sorte ao grupo que está nas meias-finais do Afrobasket2013, que decorre na Cote d'Ivoire. Encerramento O Presidente da República, ...

  • 29/08/2013 00:10:11

    Síntese das principais noticia das últimas 24 horas

    Contributo O contributo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos no processo de crescimento e de afirmação da nação angolana, as vezes a custa de sacrifícios pessoais, foi enaltecido numa mensagem por ocasião do 71º aniversário natalício do estadista ...