Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Abril de 2014 | 16h15 - Actualizado em 05 Abril de 2014 | 08h20

Novo governador promete transformar o Huambo

Huambo - O novo governador do Huambo, Kundi Paihama, prometeu hoje (sexta-feira) imprimir um maior dinamismo para o crescimento sócioeconómico da província e apelou ao respeito pela diferença política ou religiosa, devendo contar com a participação de todos os seus habitantes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Kundi Paihama durante o acto de apresentação

Foto: Edilson Domingos/Angop

“Para o êxito deste trabalho, quero o empenho, assiduidade e disciplina de todos os quadros da província e da população, em geral, que por sua vez deve ter a liberdade de criticar o Governo Provincial naquilo que estiver mal, trabalhando, de mãos dadas em prol do crescimento da região”, solicitou o governador.

Kundi Paihama fez estas declarações na sua apresentação aos habitantes locais, pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, como novo governador da província do Huambo, em substituição de Fernando Faustino Muteka, que exercia o cargo desde 2009.

Nomeado a 22 de Março pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o governador disse que vai trabalhar para o desenvolvimento local, apostando com isso, na formação de quadros, nos sectores da saúde, energia e águas, educação e na agricultura, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento.

Para tal, informou contar com o apoio dos reis, sobas e com toda comunidade da sociedade civil, bem como os representantes das igrejas para o desenvolvimento sustentável da província.

Por isso, acrescentou Kundi Paihama, é necessário acabar com o ódio e a calúnia entre os cidadãos, pautando, pelo contrário, pela união.

Durante a apresentação, decorrida no pavilhão multiuso Osvaldo Serra Van-Dúnem, que marcou as comemorações do 12º aniversário da Paz e da Reconciliação Nacional, alcançada no dia 4 de Abril de 2002, foram lidas várias mensagens de apoio ao novo governador, pelos membros do Governo Provincial, da Sociedade Civil, das Mulheres locais e do Conselho Provincial da Juventude. 

Antes de exercer o novo cargo, Kundi Paihama foi ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

A província do Huambo situa-se na zona centro sul de Angola, com uma extensão territorial de 34.270 quilómetros ao quadrados, possui uma população estimada em dois milhões e 700 mil habitantes distribuídos nos municípios do Huambo (capital), Caála, Bailundo, Chicala-Cholohanga, Cachiungo, Mungo, Ecunha, Longonjo, Chinjenje, Londuimbali e Ucuma.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 28/05/2014 17:42:53

    Huambo: Reconhecida importância dos concentrados metodológicos das FAA

    Huambo - Os concentrados metodológicos das distintas especialidades das Forças Armadas Angolanas (FAA) fazem parte das prioridades do plano de tarefas do Comando do Exército, no decorrer de cada ano de instrução operativa, combativa e educativo-patriótica, visando o fortalecimento da corporação, assentes no comando único, hierarquia e disciplina militar.

  • 26/05/2014 18:33:20

    Huambo: Sublinhado papel de Angola na resolução dos conflitos em África

    Huambo - O pastor Abel de Jesus Chongolola, da Igreja Evangélica Congregacional em Angola, admitiu hoje (segunda-feira) na cidade do Huambo, que Angola exerce um papel importante na resolução dos conflitos que assolam o continente africano, sobretudo na região austral onde está situado o país.

  • 26/05/2014 13:59:09

    Huambo: Cultura democrática deve nortear líderes africanos para promoção da estabilidade do continente

    Huambo - A cultura democrática, baseada na observação aos direitos humanos, promoção da boa governação e na consolidação do primado da lei dos Estados de direito deve nortear os líderes africanos, com vista a promoção da estabilidade política e económica do continente "berço da humanidade".

  • 26/05/2014 13:52:40

    Huambo: Analista destaca dinamismo da diplomacia angolana

    Huambo - O contributo de Angola na resolução de conflitos em África foi destacado hoje, na cidade do Huambo, pelo analista político Olímpio Candala, que felicitou o dinamismo da diplomacia do país.