Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Março de 2014 | 19h35 - Actualizado em 13 Março de 2014 | 20h12

Cooperação bilateral reúne diplomatas de Angola e Congo-Brazzaville

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, desloca-se nesta sexta-feira à província de Cabinda, para participar na reunião ministerial entre Angola e República do Congo (Brazzaville), marcada para sábado, dedicada a abordar questões inerentes ao reforço da cooperação bilateral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo uma nota do Mirex chegada nesta quinta-feira à Angop, antes do início dos trabalhos, Georges Chikoti e Basile Lkouebe manterão um encontro de cortesia.

A fonte menciona que a VI reunião da Comissão Conjunta de Cooperação Bilateral Angola/Congo-Brazzaville, realizada em Luanda, em 2011, recomendou a criação de uma sub-comissão técnica sobre fronteiras, tendo em conta a existência de laços de consanguinidade e históricos entre os dois povos, inspirados pelo Reino do Congo e alicerçados pela luta pela independência, que devem ser preservados.

Por outro lado, lembra que nos dias 25 e 28 de Fevereiro findo, na cidade congolesa de Ponta Negra, peritos dos ministérios das Relações Exteriores, do Interior, chefias militares e de polícias de guarda de fronteiras de Angola e do Congo (Brazzaville) analisaram os incidentes registados em 11 de Outubro de 2013, nas localidades de Pangui (Congo) e Miconje (Angola).

“O trabalho dos peritos foi realizado num clima de amizade, harmonia e fraternidade, que se sobrepôs as emoções de circunstâncias, tendo prevalecido o bom senso entre as partes, o que permitiu a criação de condições para que se realize, sábado, a reunião ministerial na província de Cabinda”, reporta o documento.

Leia também
  • 23/01/2015 16:18:43

    Angola: Chefe de Estado recebe mensagem de agradecimento de homólogo cabo-verdiano

    Luanda - O Presidente José Eduardo dos Santos recebeu hoje, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo de Cabo Verde, Carlos Fonseca, cujo conteúdo está relacionado ao reconhecimento de toda Nação cabo-verdiana, pelo pronto e decisivo apoio de Angola, aquando da calamidade natural (erupção vulcânica) que assolou este país, em Novembro de 2014.

  • 23/01/2015 12:14:15

    Angola: Cabo Verde pretende favorecimento das relações económicas empresariais

    Luanda - A República de Cabo Verde pretende estabelecer com Angola uma nova era de favorecimento das relações económicas empresariais, afirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores do arquipélago, Jorge Humero Tolentino Araújo.

  • 23/01/2015 10:28:28

    Ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde está em Luanda

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Humero Tolentino Araújo, chegou hoje, sexta-feira, a Luanda, para, entre outros assuntos, fazer a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado do seu país, Carlos Fonseca, ao seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

  • 20/01/2015 14:39:18

    Angola e UE discutem cooperação no domínio da segurança

    Luanda - Questões ligadas à segurança, principalmente a vigilância no oceano Atlântico, dominaram o encontro entre o ministro angolano da Defesa Nacional, João Lourenço, e o chefe da delegação da União Europeia (UE) em Angola, Gordon Kricke.