Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Março de 2014 | 19h35 - Actualizado em 13 Março de 2014 | 20h12

Cooperação bilateral reúne diplomatas de Angola e Congo-Brazzaville

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, desloca-se nesta sexta-feira à província de Cabinda, para participar na reunião ministerial entre Angola e República do Congo (Brazzaville), marcada para sábado, dedicada a abordar questões inerentes ao reforço da cooperação bilateral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo uma nota do Mirex chegada nesta quinta-feira à Angop, antes do início dos trabalhos, Georges Chikoti e Basile Lkouebe manterão um encontro de cortesia.

A fonte menciona que a VI reunião da Comissão Conjunta de Cooperação Bilateral Angola/Congo-Brazzaville, realizada em Luanda, em 2011, recomendou a criação de uma sub-comissão técnica sobre fronteiras, tendo em conta a existência de laços de consanguinidade e históricos entre os dois povos, inspirados pelo Reino do Congo e alicerçados pela luta pela independência, que devem ser preservados.

Por outro lado, lembra que nos dias 25 e 28 de Fevereiro findo, na cidade congolesa de Ponta Negra, peritos dos ministérios das Relações Exteriores, do Interior, chefias militares e de polícias de guarda de fronteiras de Angola e do Congo (Brazzaville) analisaram os incidentes registados em 11 de Outubro de 2013, nas localidades de Pangui (Congo) e Miconje (Angola).

“O trabalho dos peritos foi realizado num clima de amizade, harmonia e fraternidade, que se sobrepôs as emoções de circunstâncias, tendo prevalecido o bom senso entre as partes, o que permitiu a criação de condições para que se realize, sábado, a reunião ministerial na província de Cabinda”, reporta o documento.

Leia também
  • 26/05/2014 14:11:17

    Angola: MPLA e MLSTP/PSD afinam parceria

    Luanda - Uma delegação da Bancada Parlamentar do MPLA cumpre, desde domingo último, uma visita de trabalho a São Tomé e Príncipe, a convite do partido MLSTP/PSD, para troca de experiências, à luz do acordo de cooperação entre os dois emblemas políticos.

  • 23/05/2014 14:27:15

    Vice-presidente brasileiro escala Luanda a caminho da África do Sul

    Luanda - O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, considerou hoje, sexta-feira, em Luanda, que Angola e o seu país têm uma relação muito próxima e a mesma cresceu consideravelmente nos últimos 12 anos, sendo os estreitamento dos laços existentes o caminho a seguir.

  • 23/05/2014 13:21:00

    Primeiro-ministro da RCA deixa Luanda

    Luanda - O primeiro-ministro da República Centro Africana (RCA), André Nzapayeké, regressou hoje, sexta-feira, ao seu país, no termo da visita oficial, de mais de 48 horas a Angola, no âmbito do relançamento das relações entre os dois Estados.

  • 22/05/2014 15:50:41

    Ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia termina visita

    Luanda - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia, Harry Kalaba, deixou hoje, quinta-feira, Luanda, depois de uma visita de 72 horas, onde entre outros assuntos assinou um Memorando de Entendimento que visa desenvolver e fortalecer as relações de amizade entre os dois países, de acordo com os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas.